terça-feira, 16 de outubro de 2012

Opinião (Livro): Andrea Camilleri e "A Paciência da Aranha"

Por algum tipo de preconceito inconsciente (irracional e imbecil, como todo tipo de preconceito), hesitei por um tempo em ler "A Paciência da Aranha", título da Coleção Negra da Editora Record, de autoria de Andrea Camilleri. Por tratar-se de um autor estrangeiro que não inglês ou norte-americano e, talvez, sobretudo, porque eu achava que se tratasse de uma mulher! (Mulheres bem sucedidas na literatura policial existem aos montes, eu sei, mas já disse que era um preconceito imbecil, então esqueçamos isso!)

O importante é que quando finalmente me dispus a ler o livro, foi uma agradável surpresa! Andrea Camilleri (que, afinal, é um escritor do sexo masculino) escreve magnificamente, com doses precisas de humor e pleno domínio da trama, numa linguagem simples e narrativa despretensiosa -- mas nem por isso menos elegante -- que lembra muito as aventuras do Comissário Maigret. (Mais tarde, descobri que o autor trabalhou, de fato, por muito tempo como roteirista e diretor de teatro e televisão, produzindo os seriados do Comissário criado por Georges Simenon!) E isso pode ser muito positivo se você está buscando uma fuga dos lugares-comuns aos quais a ficção policial é tão suscetível.

Em "A Paciência da Aranha", Salvo Montalbano, o Comissário de polícia da cidade siciliana de Vigàta e personagem principal dos livros de camilleri, vê-se às voltas com o sequestro de uma jovem. Convenhamos que sequestros nunca foi um dos melhores ganchos para uma trama policial (na verdade, fora os homicídios, poucas coisas o são!)No entanto, a forma como a história é desenvolvida mantém o interesse do leitor todo o tempo, quando não pelo apurado senso de humor de Camilleri,  pelas investigações não muito ortodoxas de Montalbano, as excelentes caracterizações dos personagens envolvidos, e uma trama que, de forma imperceptível, vai sendo engenhosamente orquestrada.

Pra resumir, Camilleri me conquistou como escritor de histórias policiais, e não hesitei em iniciar a leitura de seu próximo livro a me cair em mãos, o livro de contos "O Ano-Novo de Montalbano". Recomendo muito!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HQs: INCRÍVEIS HULKS #623-625: PLANETA SELVAGEM

Para melhor compreensão do arco de histórias do giagnte esmeralda publicado atualmente no Brasil, é importante que se faça um pequeno esclarecimento acerca de fatos  ocorridos alguns anos atrás. Então...

Recapitulando:

2006 – Os Illuminatti (uma “seita secreta” formada pelo Professor X, Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Dr. Estranho, Raio Negro e Namor) decidem se livrar do Hulk.


Mancomunados com a S.H.I.E.L.D., eles conseguem prender o Hulk numa nave e o mandam para o espaço. A nave acaba sendo pega num Buraco de minhoca, e o grandão verde vai parar no planeta alienígena Sakaar. Enfraquecido devido ao processo, ele acaba se tornando um gladiador para divertimento do soberano do planeta, o Rei Vermelho. Contudo, o Hulk se alia a outros gladiadores, formando o Pacto de Guerra, e se rebela contra o Rei e seu império.



Com a vitória da rebelião, o Hulk se torna o rei de Sakaar. Contudo, a nave na qual ele tinha sido transportado explode,  levando a morte de sua esposa, seu filho ainda não nascido e milhões de habitantes do planeta Sakaar. Esses fatos foram mostrados na saga Planeta Hulk, escrita por Greg Pak e publicada originalmente em Incredible Hulk #92-105 (abril, 2006 - Julho, 2007)!



O Hulk culpa os Illuminati pelo acontecido e, junto com os membros sobreviventes do Pacto de Guerra, se dirige para a Terra, faminto de vingança. Ele declara guerra ao nosso planeta, lançando um ataque contra Nova Iorque. E assim começou a saga Hulk Contra o Mundo (World War Hulk, no original), publicada originalmente entre os meses de maio e outubro de 2007 e que se espalhou por todo o Universo Marvel. Aqui, esta saga foi publicada pela Panini em 2008.

Ao final desta Guerra, o Hulk foi derrotado e os sakaarianos presos pelas autoridades. Posteriormente, eles foram asilados na Terra Selvagem, com o aval do semhor daquele lugar, Ka-Zar, e começaram uma vida nova. Recentemente, contudo, vários sakaarianos estavam sendo mortos por uma criatura misteriosa. O Hulk então foi contatado por Ka-Zar e se dirigiu para a Terra Selvagem, junto aos membros remanescentes do Pacto de Guerra - Korg, a sakaariana Elloe Kaifi, o ninhada Sem Nome e seu filho Skaar -  a fim de investigar a causa das mortes e proteger os últimos sakaarianos.



É nesse ponto que começa o arco Planeta Selvagem, escrito por Greg Pak e ilustrado por Dale Eaglesham, atualmente publicado pela Panini nas edições 28 e 29 do mix de Universo Marvel, publicados, respectivamente, nos meses de agosto e setembro de 2012.



 (Capas das edições originais de Incredible Hulks #623, 624 e 625)

Fontes: Wikipedia, Marvel Database.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Panorama: A Essência do Medo

"Um período de incerteza e medo toma o mundo." 

 

Vou publicar logo para não ficar sair muito desatualizado. Para alguns personagens postei apenas a sinopse divulgada pela editora. Quando ler as edições que faltam, complemento as informações.

Maio

A Essência do medo - Livro Um
Publicado originalmente em Fear Itself: Book One (Junho, 2011)

Pecado, a filha do Caveira Vermelha, tomou posse do martelo místico invocado décadas atrás pelo seu pai e se tornou Skaadi, uma entidade asgardiana capaz de fazer frente ao próprio Thor.

Seu primeiro ato é despertar o deus asgardiano esquecido conhecido como Serpente!

Pressentindo o retorno da Serpente, Odin ordena que os asgardianos se retirem da terra e arrasta consigo seu filho rebelde, Thor.


Junho

A Essência do medo - Livro Dois
Publicado originalmente em Fear Itself: Book Two (Julho, 2011)

Os martelos místicos invocados pela Serpente caem espalhados por todo o mundo e transformam conhecidos superseres em divindades de poder incomensurável que espalham o medo e a destruição por todo o planeta. 

Enquanto isso, Steve Rogers reúne os Vingadores para tentar conter a onda de catástrofes que assola a Terra. E, em Asgard, Odin prepara os asgardianos para a batalha de suas vidas!


Capitão América/ Vingadores Secretos
Publicado originalmente em Secret Avengers 13 (Julho, 2011)

Em meio à blitzkrieg em Washington, Fera precisa convencer um velho amigo a sair do prédio do Congresso antes que ele venha abaixo!









Homem de Ferro
Publicado originalmente em Invincible Iron Man #504 (julho, 2011)

O invencível Homem de Ferro vai até Paris, na França, enfrentar o Gárgula Cinza, agora transformado em Mokk, o Destruidor da Fé. Chegando lá, ele se depara com toda a população transformada em pedra!

Os Vingadores resolvem fazer um video no qual debatem os últmos acontecimentos, desde o projeto de Tony Stark para reconstruir Asgard até o ataque das forças de Skaadi à capital norte-americana...

Enquanto isso, Pepper Potts recebe -- a contragosto -- a especialista em segurança Bethany Cabe, uma antiga namorada de Tony Stark.



Vingadores
Publicado originalmente em Avengers 13 (julho, 2011)

Os Vingadores resolvem fazer um video no qual debatem os últmos acontecimentos, desde o projeto de Tony Stark para reconstruir Asgard até o ataque das forças de Skaadi à capital norte-americana... 







Julho
 
Thunderbolts
Publicado originalmente em Thunderbolts #158 e 159 (agosto, 2011)

Os Thunderbolts são uma equipe de antigos vilões, baseados na prisão de segurança máxima conhecida como A Balsa, que, em troca da oportunidade de sair da prisão temporariamente, aceitaram usar suas habilidades  para combater ameaças ao nosso mundo.

Quando A Essência do Medo começa, uma equipe reserva dos Thunderbolts está no deserto de Najaf, no Iraque, combatendo um exército de zumbis. 

Um dos martelos místicos invocados pela Serpente cai na Balsa, destruindo quase metade da prisão, e é erguido pelo Fanático - que fora suspenso da equipe devido a sua instabilidade em relação ao controle do Cittorak. Assim, Cain Marko se transforma em Kuurth, o Destruidor de Pedra. Aproveitando os estragos causados pela queda do martelo, os detentos se rebelam e organizam fugas em massa.


A Essência do Medo - Livro Três
Publicado originalmente em Fear Itself: Book Three (agosto, 2011)

O Coisa e o Homem Absorvente são transformados pelos martelos místicos invocados pela Serpente, transformando-se em seres praticamente invencíveis! 

Com o Capitão América liderando suas fileiras, os Vingadores tentam conter o ataque de Skadi a Washington. E Thor pede permissão a Odin para voltar à Terra e lutar em defesa do planeta!



Capitão América/ Vingadores Secretos
Publicado originalmente em Secret Avengers 14 (agosto, 2012)

Valquíria lidera uma tropa de soldados americanos contra as forças de Pecado!





 


Homem de Ferro
Publicado originalmente em Invincible Iron Man #505 (agosto, 2011)

Nas ruas de uma Paris transformada em pedra, o Invencível Homem de Ferro percebe que não é poderoso o suficiente para enfrentar Mokk, o Destruidor da Fé!








Agosto

A Essência do Medo - Livro Quatro
Publicado originalmente em Fear Itself: Book Four (setembro, 2011)

Thor chega à Terra para ajudar na luta contra a Serpente e seus seguidores! Com a morte de Bucky pelas mãos da Caveira Vermelha, Steve Rogers decide reassumir o manto do Capitão América!

Tony Stark toma uma medida desesperada para conseguir uma audiência com Odin!

E a Serpente ergue seu próprio castelo!

Capitão América/ Vingadores Secretos
Publicado originalmente em Secret Avengers 15 e 16 (setembro-outubro, 2011)

Após um site divulgar a notícia de que Bucky não morreu, a Viúva-Negra inicia uma investigação para saber o que houve com o Capitão América após o confronto com Skadi!







Homem de Ferro
Publicado originalmente em Invincible Iron Man #507 (setembro, 2011)

O Invencível Homem de Ferro pede a permissão de Odin para usar as oficinas de Svartalfheim e construir armas capazes de fazer frente aos martelos invocados pela Serpente!






Os Vingadores/ Os Novos Vingadores
Publicado originalmente em  Avengers 14 (agosto, 2012) e New Avengers 14 (setembro, 2012)

O Hulk Vermelho tenta defender a Torre dos Vingadores de um ataque do Coisa, que pegou um dos martelos místicos invocados pela Serpente e se transformou em Angrir, o Destruidor de Almas!






Hulk Vermelho
 Publicado originalmente em Hulk 37 (setembro, 2011)

Após o confronto com Zzzax, o Hulk Vermelho volta a Manhattan durante um ataque devastador do Coisa, que pegou um dos martelos místicos asgardianos invocados pela Serpente, transformando-se em Angrir, o Destruidor de Almas.

Thunderbolts
Publicado originalmente em Thunderbolts 159 (agosto, 2011)
 
Com boa parte da Balsa destruída ou avariada pelo arrasador ataque de Kuurth, o Fantasma vai em busca de John Walker para retirá-lo das instalações destruídas.


X-Men
Publicado originalmente em Uncanny X-Men 540 (setembro, 2011)

Transformado em Kuurth, o Fanático dirige-se para São Francisco, destruindo tudo no caminho.

A prefeita Sadie Sinclair, em conversa com o líder dos X-Men, Scott Summers, indaga se a ausência de ataques a sua cidade, tem alguma ligação com os mutantes de Utopia.

Quando ela é informada da aproximação do Fanático, ela pede providências da parte dos X-Men.







sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 - O que esperar?

A cerimônia de entrega do Oscar acontece próximo domingo, dia 27. Então, aqui venho eu para apresentar minha opinião sobre o que esperar da premiação. Aproveito para deixar bem claro, que essas opiniões baseiam-se numa tendência que tenho observado nas últimas edições da entrega do prêmio, e não no mérito em si  dos filmes (dos quais não vi quase nenhum).

Sem mais delongas, passo às conclusões que venho tirando a rspeito das tendências na premiação:

A cada ano, a disputa parece ficar dividida entre dois filmes, que lideram no número de indicações e/ou na opinião da crítica especializada, senão vejamos:

Em 2009, "O Curioso Caso de Benjamim Button", com 13 indicações, concorria contra "Quem Quer ser um Milionàrio", que recebera 10.
Em 2010, "Avatar", concorria com "Guerra ao Terror", com 09 indicações cada.
Em 2011, "A Rede Social" (fovorito), com 08, contra "O Discurso do Rei", com 12.

Neste ano, seguindo essa tendência, podemos destacar dois filmes, dentre os quais deverão sair os maiores premiados (ou o maior premiado, como se verá adiante) na noite do dia 27. São eles: "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Artista", com 11 e 10 indicações, respectivamente. Quem ganha? Acompanhem o raciocínio.


Em, 2009 -- primeiro ano de governo de Barack Obama e, portanto, da abertura de visão para novos paradigmas -- ganhou (imerecidamente, in my opinion!) "Quem quer ser um Milionário?", em 8 categorias (incluidas Filme, Diretor e Roteiro Adaptado)! 


Em 2010, "Guerra ao Terror" (merecidamente, diga-se de passagem), em 6 (mais uma vez incluidas Filme, Diretor e Roteiro Adaptado)! 

Em 2011, "O Discurso do Rei", em 4 (Filme, Diretor, Ator e Roteiro)! Em todas essas ocasiões, o outro concorrente teve que amargurar umas poucas vitórias em categorias ditas "técnicas"!


Nestas edições anteriores, tem-se notado, pois,  uma tendência para concentrar em um único filme a maioria das estatuetas, sobretudo no que toca às categorias de Melhor Filme, Diretor e Roteiro! Logo, o vencedor deste ano, provavelmente levará as estatuetas de Filme e Diretor!

Há também uma tendência para premiar as produções mais modestas em detrimento das produções de vultosos orçamentos (caso das edições de 2009 e 2010), a ousadia em detrimento da estética, ou, ainda, as produções realizadas por diretores "revelações" em detrimento daqueles de competência já reconhecida!

Tudo isso aponta (salvo um grande equívoco deste humilde opinante -- ou devido a uma mudança radical na "política de premiação" da Academia do Oscar), que o grande vencedor esse ano será "O Artista", vencendo nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator (talvez) e quantas mais tiver sido indicado! Motivo: a ousadia da produção (um filme mudo e preto e branco em tempos de efeitos especiais abundantes e filmes em 3D) e o fato de seu concorrente de peso, Martin Scorsese (diretor de "A Invenção de Hugo Cabret"), ter sido premiado em 2007 (por "Os Infiltrados", quando todo mundo esperava que ganhasse o Clint Eastwood. Mas como o nosso adorado Scorsese, tantas vezes indicados, nunca premiado, a Academia resolveu congratulá-lo na ocasião, certamente mais pelo acervo de sua obra -- Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros, etc)!