A cerimônia de entrega do Oscar acontece próximo domingo, dia 27. Então, aqui venho eu para apresentar minha opinião sobre o que esperar da premiação. Aproveito para deixar bem claro, que essas opiniões baseiam-se numa tendência que tenho observado nas últimas edições da entrega do prêmio, e não no mérito em si dos filmes (dos quais não vi quase nenhum).
Sem mais delongas, passo às conclusões que venho tirando a rspeito das tendências na premiação:
A cada ano, a disputa parece ficar dividida entre dois filmes, que lideram no número de indicações e/ou na opinião da crítica especializada, senão vejamos:
Em 2009, "O Curioso Caso de Benjamim Button", com 13 indicações, concorria contra "Quem Quer ser um Milionàrio", que recebera 10.
Em 2010, "Avatar", concorria com "Guerra ao Terror", com 09 indicações cada.
Em 2011, "A Rede Social" (fovorito), com 08, contra "O Discurso do Rei", com 12.
Neste ano, seguindo essa tendência, podemos destacar dois filmes, dentre os quais deverão sair os maiores premiados (ou o maior premiado, como se verá adiante) na noite do dia 27. São eles: "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Artista", com 11 e 10 indicações, respectivamente. Quem ganha? Acompanhem o raciocínio.
Em, 2009 -- primeiro ano de governo de Barack Obama e, portanto, da abertura de visão para novos paradigmas -- ganhou (imerecidamente, in my opinion!) "Quem quer ser um Milionário?", em 8 categorias (incluidas Filme, Diretor e Roteiro Adaptado)!
Em 2010, "Guerra ao Terror" (merecidamente, diga-se de passagem), em 6 (mais uma vez incluidas Filme, Diretor e Roteiro Adaptado)!
Em 2011, "O Discurso do Rei", em 4 (Filme, Diretor, Ator e Roteiro)! Em todas essas ocasiões, o outro concorrente teve que amargurar umas poucas vitórias em categorias ditas "técnicas"!
Nestas edições anteriores, tem-se notado, pois, uma tendência para concentrar em um único filme a maioria das estatuetas, sobretudo no que toca às categorias de Melhor Filme, Diretor e Roteiro! Logo, o vencedor deste ano, provavelmente levará as estatuetas de Filme e Diretor!
Há também uma tendência para premiar as produções mais modestas em detrimento das produções de vultosos orçamentos (caso das edições de 2009 e 2010), a ousadia em detrimento da estética, ou, ainda, as produções realizadas por diretores "revelações" em detrimento daqueles de competência já reconhecida!
Tudo isso aponta (salvo um grande equívoco deste humilde opinante -- ou devido a uma mudança radical na "política de premiação" da Academia do Oscar), que o grande vencedor esse ano será "O Artista", vencendo nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator (talvez) e quantas mais tiver sido indicado! Motivo: a ousadia da produção (um filme mudo e preto e branco em tempos de efeitos especiais abundantes e filmes em 3D) e o fato de seu concorrente de peso, Martin Scorsese (diretor de "A Invenção de Hugo Cabret"), ter sido premiado em 2007 (por "Os Infiltrados", quando todo mundo esperava que ganhasse o Clint Eastwood. Mas como o nosso adorado Scorsese, tantas vezes indicados, nunca premiado, a Academia resolveu congratulá-lo na ocasião, certamente mais pelo acervo de sua obra -- Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros, etc)!