segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Seleção de filmes da Globo para 2011

A Rede Globo, anunciou ontem, durante o intervalo da transmissão da cerimônia de entrega do Oscar, a seleção de filmes inéditos que irão passar ao longo deste ano em sua programação. Confira esta lista abaixo:

  • Homem de Ferro
  • Hancock
  • Código de Conduta
  • Missão Babilônia
  • O Dia em Que a Terra Parou
  • Trovão Tropical
  • Zohan - O Agente Bom de Corte
  • O Grande Dave
  • High School Music 3
  • Jogo do Amor em Las vegas
  • Kung Fu Panda
  • A Bela e a Fera
  • Ratatouille
  • Madagascar 2
  • Se Eu Fosse Você 2
  • A Mulher Invisível
  • Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas
  • O Caçador de Pipas
  • Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
  • Vicky Cristina Barcelona
  • As Duas Faces da Lei
  • Foi Apenas um Sonho
  • Australia
  • A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos
  • As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian
  • Guerra ao Terror
  • Marley & Eu

Vencedores do Oscar 2011

Realizou-se na madrugada de ontem para hoje a cerimônia de entrega do Oscar, o mais cobiçado prêmio da indústria do cinema. O Discurso do Rei, filme com maior número de indicações, sagrou-se o grande campeão da noite, levando 4 estatuetas. Embora tenha empatado em número com A Origem, pode-se dizer que o filme britânico foi o grande vencedor deste ano, uma vez que ganhou nas categorias mais prestigiadas da premiação, ao passo que A Origem ficou apenas com prêmios técnicos. Em terceiro lugar, no número de estatuetas recebidas, ficou A Rede Social, com três. Logo atrás, O Vencedor, Toy Story e Alice no País das Maravilhas, com duas estatuetas cada um. Confira abaixo:

O DISCURSO DO REI
Melhor Filme
Melhor Diretor - Tom Hooper
Melhor Ator - Colin Firth
Melhor Roteiro Original







O VENCEDOR
Melhor ator Coadjuvante - Christian Bale
Melhor Atriz Coadjuvante -
Melissa Leo









CISNE NEGRO
Melhor Atriz - Natalie Portman










A REDE SOCIAL
Melhor Roteiro Adaptado - Aaron Sorkin
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora Original








A ORIGEM
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Fotografia
Melhor Mixagem de Som
Melhor Edição de Som







TOY STORY
Melhor Filme de Animação
Melhor Canção Original









ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino











Os demais agraciados com o troféu foram:

Em um Mundo Melhor, da Dinamarca, na categoria Melhor filme estrangeiro;
O Lobisomen, como Melhor maquiagem;
"God of Love", como Melhor filme de curta-metragem;
"The Lost Thing", como Melhor animação de curta-metragem;
"Insede Job", como Melhor documentário;
"Strangers No More", como Melhor documentário de curta-metragem.


Uma das novidades deste ano, foi a entrega do oscar de Melhor diretor antes dos de Melhor ator e Melhor atriz. Não sei o que motivou essa mudança, mas quando Tom Hooper foi premiado nesta categoria, o quadro todo (que já estava muito bem esboçado nas apostas dos críticos) se desenhou por inteiro: O Discurso do Rei - que até então só tinha levado o não menos importante Melhor roteiro original - estava fadado à consagração.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Livro: O Punho de Deus - de Frederick Forsyth

Cerca de quatro anos atrás, eu, que já era fanático por literatura policial, dava início a uma nova empreitada, ao ingressar no mundo dos thrillers de espionagem política, com "O Dia do Chacal", de Frederick Forsyth, um autor que eu não conhecia até então. Pra quem já conhece o cara, ficará claro que ele se tornou um dos meus autores prediletos. O estilo jornalístico da narrativa, a hábil mistura de realidade e ficção e o ritmo frenético da trama (entenda-se "muita, muita ação") vivciaria até o leitor mais apático.

Pois bem... toda essa introdução só para dizer que recentemente estive lendo mais uma obra desse autor. Trata-se deste O Punho de Deus (The Fist of God, no original), que tem como pano de fundo a Guerra do Golfo -- ou, melhor dizendo, os tensos momentos que antecderam sua eclosão.

Nessa nova trama, publicada originalmente em 1994, Forsyth se utiliza dos mesmos ingredientes que lhe são característicos (e já citados acima) para contar os bastidores da invasão do Kwait pelo Iraque em 1990 e a arriscada operação efetuada pela CIA e pelo MI6 (ou SIS, o serviço secreto de inteligência britânico) para descobrir e frustrar os planos do ditador iraquiano, Sadam Husseim.

Quem seriam os responsáveis pela morte do físico Gerald Bull em seu apartamento em Bruxelas, na Bélgica? A que se destinariam os compenentes metálicos apreendidos em várias agências alfandegárias pela Europa após a sua morte? O que pretendia Sadam Husseim invadindo o Kuwait e por que se recusou a sair de lá mesmo diante da visível supremacia da coalizão formada posteriormente pelos países aliados? E, sobretudo, quem era Jericó, o traidor iraquiano infiltrado nas reuniões do alto escalão do governo de Saddam, que, por dinheiro, estava disposto a vender suas informações para os aliados?

Essas e outras perguntas vão sendo respondidas, em meio a lances de suspense e recheados com muita ação, muitas delas de forma surpreendente.

Sinopse:

Em agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait. Na onda de tensão que se segue, o Serviço Secreto de Informações britânico decide infiltar um espião no coração da cidade a fim de possibilitar o fluxo de informações e desestabilizar as tropas invasoras. 

É então que o SIS recruta o Major Mike Martin. Competente oficial do SAS, o serviço aéreo especial, Mike Martin (que mais tarde apareceria em "O Afegão"), embora britânico, é um homem de pele morena e que consegue falar árabe fluentemente, ou seja, alguém capaz de passar-se por um árabe. Pelo deserto, evitando as tropas iraquianas, ele entra no Kwait e, passando-se por um beduíno, coordena secretamente um disciplinado grupo de Resistência que em poucos dias estará incutindo terror nos oficiais iraquianos.

Enquanto Mike opera no centro da zona de guerra, seu irmão, Terry (responsável pela indicação do irmão ao serviço secreto), um renomado arabista, é convocado para integrar o Comitê Medusa, uma equipe de especialistas encarregados de elaborar relatórios sobre a situação do Iraque. Em especial, fornecer projeções acerca da posse e produção de armas químicas, bacteriológicas e ADMs. Um Conselho com os mesmos objetivos é formado em Washington.

À essa altura, a movimentação de tropas aliadas em torno do Kuwait já é superior às tropas iraquianas. Embora a ONU insista na sua retirada, Saddam Husseim continua se recusando. Nos bastidores, o grupo de especialistas formado em Washington chega à conclusão que a guerra seria um excelente pretexto para minar os recursos de Saddan Husseim no tocante à produção de armas de destruição em massa (ADMs). O que não será possível se o ditador se retirar amigavelmente do Kuwait.

Acontece que única forma de saber as intenções de Saddam, seria colocar um espião dentro do seleto grupo formado por seus ministros e assessores. O que é praticamente impossível.

É então que vaza a informação de que o Mossad (o serviço secreto israelense) controlou por dois anos um agente infiltrado nos altos escalões do governo iraquiano e que atendia apenas pelo nome de Jericó. Mas fazia quatro meses que não se tinha informações dele e a operação fora desativada. Os americanos e os britânicos decidem então reativar a Operação Jericó e Mike Martin terá novamente de se infiltrar, desta vez em Bagdá, no coração do kuwait, a fim de servir de controlador para Jericó.

Nesse meio tempo, uma interceptação de trechos de uma comunicação entre dois iraquianos, revela a existência do Punho de Deus, que os aliados acreditam tratar-se de uma poderosa arma que Saddam espera usar para reverter sua situação caso haja o conflito.

Ao mesmo tempo, o Mossad decide colocar em prática a chamada operação Josué. Logo, um jovem e bem-apessoado agente israelense é enviado à Viena e tenta seduzir uma secretária solteirona do Winkler Bank. Este banco é onde Jericó possui uma conta numerada na qual são feitos os depósitos dos pagamentos por suas informações. 

Terry Martin viaja aos Estados Unidos e consegue uma informação perturbadora. O Punho de Deus acaba se revelando uma ameaça de proporções terríveis e sua destruição, uma prioridade. Mal sabe ele que incumbirá a seu irmão, utilizando-se das informações fornecidas por Jericó e saltando de pára-quedas sobre as montanhas, a missão de encontrar e destruir o Punho de Deus.

Enfim, mais um livro sensacional de Frederick Forsyth. Além do Major Mike Martin, e de outros personagens reais, tais como Saddam Husseim, o presidente norte-americano George Bush e a primeira ministra britânica Margaret Thatcher, entre tantos outros, o autor consegue criar outros personagens memoráveis, como o já citado Terry Martin, tão importante nos bastidores da operação como o é seu irmão em campo; e o piloto de caça americano Don Walker, cujo instinto mudaria o rumo da guerra. E ao fim de tudo, depois de todos os momentos de tirar o fôlego da narrativa e de todas as informações fornecidas, o autor ainda consegue apresntar um desfecho que deixa o leitor de queixo caído.


Referências Bibliográficas:

FORSYTH, Frederick. O punho de Deus (título do original: The fist of God). Tradução de Pinheiro de Lemos. São Paulo, Record, 2010. 557 p.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

X-Men: First Class - Quem é quem na nova trama mutante

X-Men First Class vem aí. Na quinta-feira (10 de Fevereiro) foi divulgado o primeiro trailer oficial do filme. Tendo em vista que o filme, pelo que se vê no trailer, traz várias caras novas e personagens que podem parecer desconhecidos para quem não está familiarizado com os quadrinhos, resolvi escrever este post para dar uma ajuda, esclarecendo quem é quem. Claro, as informações são baseadas nos quadrinhos, e como geralmente há certas discrepâncias entre a adaptação e as HQs, é possível que as informações aqui prestadas não sejam as mesmas que iremos ver no filme.

James McAvoy é CHARLES XAVIER (codinome: PROFESSOR X) - é o fundador da Escola Para Joves Super Dotados. Telepata e pacifista, Xavier acredita na convivência pacífica entre humanos e mutantes.









Michael Fassbender é ERIK LEHNSHERR (codinome: MAGNETO) - vítima do holocausto durante a segunda Guerra Mundial, no qual perdeu os pais, Magneto teme que o mesmo venha a se repetir com os mutantes. Por isso, sua posição mais radical no que toca aos humanos.








Nicholas Holt é HANK McCOY (codinome: FERA) - integrante da equipe original dos X-Men nos quadrinhos (ao lado de Ciclope, Jean, Anjo e Homem de Gelo), a mutação de Hank é fruto do fato de seu pai ter trabalhado por muitos anos numa usina nuclear. Muito inteligente e culto, Hank nem sempre teve a aparência símia e azul com a qual é mais conhecida, e que resultou, na verdade, de um experimento científico mal-sucedido.









Lucas Till é ALEX SUMMERS (codinome: DESTRUTOR) - irmão mais novo de Ciclope, tem o poder de emitir rajadas de plasma pelos membros ou pelo peito. Levando em conta que o irmão Ciclope (membro da equipe original de X-Men) não está no filme e que Alex só aparece nos quadrinhos bem depois, sua presença no filme só se explica, à primeira vista, por uma questão de conveniência pro filme: afinal, quem não ia querer num filme de super-heróis alguém capaz de lançar rajadas de energia destrutivas?









Caleb Landry Jones é SEAN CASSIDY (codinome: BANSHEE) - grito sônico, que pode também ser utilizado como propulsor, o que o permite voar. Posteriormente, teve um longo namoro com Moira McTargett. Nos quadrinhos, Banshee, na verdade, compõe a segunda geração da equipe, lançada em 1975, ao lado de personagens como Wolverine, Tempestade, Colossus e Noturno.








Rose Byrne é MOIRA McTARGETT - Humana, conheceu Charles Xavier quando ambos faziam doutorado em Oxford foi sua namorada por um tempo. a Dra. McTargett, em geral, opera na Ilha Muir, na costa da Escócia, onde se situa seu centro de pesquisa de genética mutante.







Edi Gathegi é ARMANDO MUÑOZ (codinome: DARWIN) - tem o poder de adaptar o seu corpo para sobreviver a qualquer ambiente (por exemplo, adaptar seus pulmões para sobreviver à falta de ar). Sua primeira aparição nos quadrinhos só se deu em 2006, e sua presença também só parece ser justificada pela conveniência para a trama do filme.








Zoe Kravitz é ANGEL SALVADORE (codinome: TEMPEST) - possui asas insectóides e cuspir corrosivo. A personagem foi criada em 2001, quando Grant Morrison assumiu os roteiros do título e criou os Novos X-Men. Mais uma vez, pura conveniência.

Jennifer Lawrence é RAVEN DARKHOLME (codinome: MÍSTICA) - é uma transmorfa, o que significa que pode alterar seu corpo em outras formas humanóides. Mas não pode reproduzir os poderes da pessoa "copiada". No filme, parece ser mostrada na forma humana, sem a pele azul e com uma queda por Hank.








Jason Flamyng é AZAZEL - com aparência demoníaca, ele é o pai biológico de Noturno. além de imortal, pode se teleportar (como o futuro filho) e manipular mentes através de influência que exerce sobre os outros,









Kevin Bacon é SEBASTIAN SHAW (REI NEGRO) - líder do Círculo Interno do Clube do Inferno (o Clube do Inferno é um clube VIP, reservado aos bilionários e poderosos -- no caso do Círculo Interno, "poderosos" pode ser lido literalmente), Sahw tem o poder de absorver enérgia cinética e convertê-la em força, velocidade e/ou vigor extra. Segundo declaração de Kevin Bacon, publicada do site Omelete, parece que essa habilidade no filme é levada um pouco mais além. Assim descreveu o ator, os poderes do seu personagem: "Ele é muito bom em manipulação e conseguir converter qualquer tipo de energia ou habilidade que as pessoas tenham e tirar vantagem disso. Por exemplo, se ele está falando com um alemão, ele é fluente em alemão".  Nos quadrinhos, Sebastian Shaw e o Clube do Inferno surgiram no início da década de 80, durante a saga da Fênix Negra, quando a equipe já estava com sua segunda formação.










January Jones é EMMA FROST (codinome: RAINHA BRANCA) - diretora da Academia Massachussets (uma fachada para recrutar novos mutantes) e membro do Clube do Inferno, Emma é telepata e também pode tranformar sua pele em diamante.









Alex González é JANOS QUESTAD (codinome: MARÉ SELVAGEM) - mexicano, esse mutante é capaz de girar seu corpo a uma velocidade sobre-humana, gerando dilacerantes ciclones de vento e projetar secreções calcificadas de ossos na forma de armas como adagas, lâminas e shurikens. Nos quadrinhos, ele pertencia ao grupo dos Carrascos (grupo mutante aliado ao vilão Sinistro é responsável pelo massacre de mutantes - saga dos quadrinhos publicada em meados dos anos 80). No trailer do novo filme, porém, aparece ao lado de Sebastian Shaw e Emma Frost, fazendo presumir que também integrará o Clube do Inferno.





















Da esq. p/ a dir.: Sean (Banshee), Erik, Raven (Mística), Moira, Hank (Fera), Charles e Alex (Destrutor).


A estréia está prevista para o dia 3 de junho. X-fãs, aguardem!




Fontes: Protocolos Xavier, Guia dos Quadrinhos, Marvel Database, Omelete, Youtube.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Trailer: Trilogia Millennium - The Girl Who Kicked The Hornets Nest

Embora esta postagem esteja atrasada cerca de 4 meses, eu não poderia deixar de comentar a divulgagão do trailer do terceiro filme da trilogia Millennium, The Girl Who Kicked The Hornets Nest ("Luftslottet som sprängdes", no original sueco). 


O filme parece ter muito mais ação, a qualidade está bem próxima da dos filmes norte-americanos e, por incrível que pareça, Lisbeth Salander parece mais radical do que nunca .

Abaixo, os cartazes sueco e americano do filme:


O primeiro filme da série, que aqui recebe o título Os Homens que Não Amavam as Mulheres (já disponível em DVD), concorre ao BAFTA -- o Oscar do cinema britânico -- deste ano, cuja premiação se realizará no dia 13 de fevereiro, nas categorias de Melhor atriz, Melhor roteiro adaptado e Melhor filme estrangeiro.

O segundo filme, A Menina que Brincava Com Fogo, está previsto para estrear aqui este ano.

Abaixo os cartazes dos dois primeiros filmes.





Fontes: blog Iniciativa Global; Adorocinema.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Indicados

O Oscar é a cerimônia de entrega do prêmio mais prestigiado da indústria do cinema, e a este prêmio concorrem os filmes que se destacaram no ano anterior à sua entrega (Lembre-se: embora alguns filmes só estreiem por aqui algumas semanas antes, ou até depois da entrega do prêmio, como esta é uma premiação norte-americana, o que conta é a estréia lá nos Estados Unidos).

Todo ano, vários filmes são indicados em uma ou várias categorias e concorrem ao prêmio nas respectivas categorias para as quais foram indicados.

Este ano o filme com o maior número de indicações é O Discurso do Rei, que concorre em 12 categorias:



O Discurso do Rei
- Filme
- Diretor (Tom Hooper)
- Ator (Colin Firth)
- Ator coadjuvante ( Geoffrey Rush)
- Atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter)
- Roteiro original
- Direção de arte
- Fotografia
- Figurino
- Edição
- Trilha sonora original
- Mixagem de som

O outro filme com o maior número de indicações é o western Bravura Indômita, dez. Confira abaixo:



Bravura Indômita
- Filme
- Diretor (Joel & Ethan Coen)
- Ator (Jeff Bridges)
- Atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld)
- Roteiro adaptado
- Direção de arte
- Fotografia
- Figurino
- Edição de som
- Mixagem de som

A Rede Social e A Origem tiveram 8 indicações cada:



A Rede Social
- Filme
- Diretor (David Fincher)
- Ator (Jesse Eisenberg)
- Roteiro adaptado
- Fotografia
- Edição
- Trilha sonora original
- Mixagem de som

A Origem
- Filme
- Roteiro original
- Direção de arte
- Fotografia
- Trilha sonora original
- Edição de som
- Mixagem de som
- Efeitos visuais

O filme sobre boxe O Vencedor recebeu 7 indicações e concorre e 6 categorias, pois recebeu duas indicações na categoria "atriz coadjuvante":



O Vencedor
- Filme
- Diretor (David O. Russell)
- Ator coadjuvante (Christian Bale)
- Atriz coadjuvante (Melissa Leo e Amy Adams)
- Roteiro original
- Edição

127 Horas, filme de Danny Boyle, recebeu 6 indicações:



127 Horas
- Filme
- Ator (James Franco)
- Roteito adaptado
- Edição
- Trilha sonora original
- Canção original

Cisne Negro concorre recebeu 5 indicações:



Cisne Negro
- Filme
- Diretor (Darren Aronofsky)
- Atriz (Natalie Portman)
- Fotografia
- Edição

5 indicações também recebeu a animação Toy Story 3:



Toy Story 3
- Filme
- Roteiro adaptado
- Filme de animação
- Canção original
- Edição de som

A comédia Minhas Mães e Meu Pai e o filme Inverno da Alma receberam 4 indicações cada:




Minhas Mães e Meu Pai
- Filme
- Atriz (Annette Bening)
- Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo)
- Roteiro original

Inverno da Alma
- Filme
- Atriz (Jennifer Lawrence)
- Ator coadjuvante (John Hawkes)
- Roteiro adaptado

Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, teve três indicações:

Alice no País das Maravilhas
- Direção de arte
- Figurino
- Efeitos visuais

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, duas indicações:

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
- Direção de arte
- Efeitos visuais

Da mesma forma a animação Como Treinar o Seu Dragão e o mexicano Biutiful:

Como Treinar o Seu Dragão
- Filme de animação
- Trilha sonora original

Biutiful
- Ator (Javier Bardem)
- Filme estrangeiro

Abaixo a relação dos filmes com apenas uma indicação e a respectiva categoria

Além da Vida
- Efeitos visuais

Another Year
- Roteiro original

Atração Perigosa
-Ator coadjuvante (Jeremy Renner

Caminho da Liberdade
- Maquiagem

Country Strong
- Canção Original

Enrolados
- Canção original

Homem de ferro 2
 - Efeitos visuais

I am Love
- Figurino

Incontrolável
- Edição de som

Minha Versão para o Amor
- Maquiagem

O Lobisomen
- Maquiagem

O Mágico
- Filme de animação

Rabbit Hole
- Atriz (Nicole Kidman)

Reino Animal
- Atriz coadjuvante (Jacki Weaver)

Salt
- Mixagem de som

The Tempest
- Figurino

Tron - O legado
- Edição de som


Lembrando que há ainda filmes indicados nas categorias de Documentário, Documentário de curta metragem, Filme de curta-metragem e Filme de animação de curta-metragem

A entrega do prêmio será feita no dia 27 de Fevereiro.


Fonte: G1 - Portal de notícias da Globo.