Você gosta de histórias de suspense? Histórias de conspiração, assassinatos, fugas e perseguições, tudo recheado com uma boa dose de sexo? Histórias em que os fatos vão se desenrolando, geralmente de forma inesperada ou surpreendente, num crescendo de tensão e adrenalina?
Filmes que conseguem reunir esses elementos, em geral, obtêm grande aceitação do público.
Mas você sabia que também é possível encontrar histórias assim em livros? Isso mesmo (eu sei que isso vai soar ridículo para quem já é habituado a esse tipo de leitura, mas), existem thrillers na literatura, livros com narrativas de ritmo cinematográfico.
O melhor exemplo são os romances de espionagem.
Há vários autores consagrados no gênero, é claro: Ian Fleming, talvez o exemplo mais conhecido, por ser o criador de 007; John le Carré, que conhece como nenhum outro os bastidores da espionagem política internacional; Robert Lundlum, que ficou mais conhecido após o êxito no cinema da trilogia Bourne; Tom Clancy, que também teve várias obras adaptadas para o cinema, exemplos de Caçada ao Outubro Vermelho, Perigo Real e Imediato e A Soma de Todos os Medos; Sidney Sheldon, conhecidíssimo autor de histórias de suspense, que vez por outra se arriscou no gênero, caso do excelente O Juízo Final.
Acontece que, talvez devido ao sucesso alcançado pelos autores citados, não é impossível que outros passem despercebidos, mesmo para quem curte o gênero. O que é uma pena, pois, em matéria de tramas de intriga internacional e, sobretudo, ação, existem autores de fato magistrais. No último quesito então (ação) são insuperáveis. Autores cujos livros você termina de ler e pensa: "Uau. Isso aqui daria um filme e tanto!" Cito aqui três:
Quem é: Inglês, 72 anos, ex-piloto e jornalista
Obra de estréia: O Dia do Chacal*, de 1970
Outras Obras: O Afegão, A Alternativa do Diabo, Cães de Guerra, O Dossiê Odessa, O Fantasma de Manhattan, ìcone, O Manipulador, Murmúrio do Vento, O Negociador, O Pastor, O Punho de Deus, Sem Perdão, O Veterano, O Vingador
KEN FOLLETT
Quem é: Inglês, 61 anos, formado em Artes e Jornalismo
Obra de estréia: Secret of Kellerman's Studio, de 1976
Outras Obras: Bear Raid, O Buraco da Agulha*, A Chave de Rebecca, Heist of the Century, Os Pilares da Terra, The Shakeout, Triângulo, O Voo da Águia
JACK HIGGINS
Quem é: pseudônimo de Harry Patterson, irlandês, n. em 1929, professor
Obra de estréia: O Dia do Juizo, de 1970
Outras Obras: A Águia Pousou*, A Permuta de Valhalla (como Harry Patterson), O Solista, A Sorte de Luciano, A Última Travessia, Uma Noite em Sinos,Um Rei na Manga (como Harry Patterson), O Voo da Águia
Características desses autores:
1º) Aliar ficção e realidade - os três partem de fatos históricos verídicos para desenvolverem suas tramas, o que dá muito mais cerdibiliadade às suas histórias;
2º) Ritmo frenético - senso de ritmo apurado e narrativa ágil que prende o leitor logo a partir do primeiro capítulo e não lhe dá mais vontade de largar o livro, ávido que o deixa pelo desenrolar dos fatos.
Somando tudo isso, os resultados alcançados por estes autores fazem as histórias de Ian Fleming parecerem contos de fadas.
Em breve, publicarei sinopses de alguns livros que já li destes autores. Aguardem e confiram, para se certificarem do que foi afirmado aqui. (Ou simplesmente comecem logo a ler algum livro de um deles.)
*os títulos em negrito representam as obras que são apontados pela maioria da crítica e de leitores como a melhor obra do autor.
Aproveitei pra dar uma cubada geral no seu blog... A.M.E.I.I.I.I.I!!!! Ficou tudo de bom. Vou te apontar uns livros que andei lendo e não postei no meu por falta de tempo: STEVE BERRY( no melhor estilo Dan Brown) com O TERCEIRO SEGREDO - conspiração no Vaticano, assassinatos, etc... bem no nosso gosto; PIRAMIDE, de TOM MARTIN, tem codigos pra decifrar, mitologia e fim do mundo... tai a sugestão.
ResponderExcluirNão se esqueça de postar o fantástico ROBERT LUDLUM e seu fiel discipulo ERIC VAN LUSTBADER, pais do 2º melhor agente do mundo: JASON BOURNE.
Saudades de vc, meu Idolo. Bjãozão.
Vc sabe das coisas rss, LUSTBADER surpreende, uma dica tambem e' ler Trevanian, um bom dele e' Shibumi.
ExcluirSite excelente. Estava procurando informações sobre os melhores autores de livros de espionagem e seu site caiu como uma luva! Muito obrigado! André Machado
ResponderExcluirObrigado pela visita.
ResponderExcluirOi, bacana, vc esqueceu de citar o um dos melhores do Ken Follett:
ResponderExcluirO Punho de D'us, a historia se passa durante a invasão do iraque, e gira em torno de uma possivel arma nuclear que estava em vias de ficar pronta e ser usada contra as tropas da coalizão que invadiu o pais.
O livro que você mencionou deve ser o do Frederick Forsyth, não? Já resenhei ele no blog: http://leandromania-lobo.blogspot.com.br/2011/02/livro-o-punho-de-deus-de-frederick.html
ExcluirObrigado pela visita!!!
Com a mudança do nome do blog, o endereço acima referido passa a ser: http://arquivosdolobo.blogspot.com.br/2011/12/livro-alternativa-do-diabo-de-frederick.html
ExcluirAs pessoas interessadas neste tipo de leitura precisam ver o blog do escritor J. Anddef. http://livrosee-livros.blogspot.com.br. O livro Sigma Sul e o retorno da serpente são imperdíveis.
ResponderExcluir