quinta-feira, 2 de junho de 2011

Introdução a "Segundo Advento" (Parte 2) - Complexo de Messias

Como foi explicado anteriormente, desde o Dia M nenhum mutante tinha nascido. E, assim, a raça mutante parecia destinada à extinção.

Foi então que Cérebra, o artefato tecnológico de detecção mutante, registrou o nascimento de uma criança mutante na cidade de Cooperstown, no Alasca. O primeiro em anos.

Essa é a premissa da mega-crossover* "Complexo de Messias", que interligou todos os títulos mutantes: Uncanny X-Men, X-Men, X-Factor e New X-Men.

"Complexo de Messias" - Crossover em 13 Capítulos, tendo iniciado na edição especial X-Men: Messiah Complex e tendo continuidade nos quatro títulos ligados a X-Men: Uncanny X-Men, X-Men, New X-Men e X-Factor.

Feita essa descoberta sobre o nascimento da criança mutante, os X-Men partiram imediatamente para o local, mas chegaram tarde demais. A cidade encontrava-se em chamas. Literalmente. 

No local, eles encontraram vestígios da passagem de dois outros grupos: os Carrascos, o famigerado grupo mutante ligado ao Sr Sinistro (do qual o então ex-x-man Gambit estava fazendo parte); e os Purificadores, um grupo de humanos anti-mutantes ultraradicais, que acreditavam que a criança recém-nascida era o próprio anti-Cristo mutante. Na tentativa de destruir a criança, eles promoveram uma terrível carnificina, que resultou na morte de dezenas de pessoas inocentes.

Os Carrascos
Os Purificadores
Layla e Madrox

Para os X-Men, a prioridade era encontrar o bebê. E, para isso, Ciclope adotou medidas em três frentes: mandou uma equipe a campo para descobrir o esconderijo atual dos Carrascos; pediu a Rictor (antigo membro da extinta X-Force que perdeu seus poderes no Dia M) que se infiltrasse na organização dos Purificadores; e, fazendo uso da tecnologia de viagem no tempo do gênio inventor Forge, mandou duas duplicatas de James Madrox, o Homem Múltiplo do X-Factor, para dois futuros distintos. Quanto a esta última medida, houve um imprevisto: Layla Miller (a jovem que teve um importante papel durante a Dinastia M) foi junto com uma das duplicatas de Madrox.


Ao fim de todas essas diligências, os X-Men chegaram à descoberta de que nem os Carrascos nem os Purificadores estavam com a criança. Um terceiro envolvido se antecipara àqueles: Cable (o filho de Ciclope, que, ainda criança, fora enviado para o futuro). 


Sem saber quais as intenções de Cable, os X-Men se lançaram à sua procura. Ciclope deu ordens à Wolverine para reativar a X-Force, tendo agora como integrantes: o próprio Wolverine, X-23, Apache, Hepzibah, Lupina e o ex-morlock Caliban.




Isso os levou a um confronto brutal com os Carniceiros (grupo de ciborgues liderados pela Lady Letal), que estavam a serviço dos Purificadores e foram os primeiros a descobrir o paradeiro de Cable. Aproveitando-se do confronto entre as duas equipes, Cable fugiu e foi ao encontro de Forge. Porém, lá chegando, ele foi atacado por outro membro dos X-Men.


Lucas Bishop jovem
Enquanto isso, 27 anos no futuro, Jammie Madrox e Layla Miller se viram diante de um mundo distópico, onde os mutantes eram presos e estigmatizados. No campo de concentração em que foram confinados, eles entraram em contato com o jovem Lucas Bishop, o qual acreditava que a "messias mutante" era a responsável pela situação em que os mutantes viviam naquela época.



No presente, Bishop atacou Cable e tentou matar a criança. Ele foi detido, no último instante, pelos Carrascos. Cable conseguiu escapar em seguida, procurando a ajuda de Xavier. O Professor X tinha se desentendido com Ciclope, desde que este resolvera adotar uma posição mais proativa, recriando a X-Force. 

Os X-Men e a nova X-Force foram atrás dos Carrascos. Antes, porém, Mística havia traído Sinistro e usado a criança para curar sua filha, Vampira. Quando os X-Men conseguem, finalmente, resgatar a criança, Ciclope decide mandá-la para o futuro junto com Cable, onde ela estaria mais segura.







Bishop, que até então tinha conseguido esconder dos demais a sua traição, tenta impedir a partida dos dois e, acidentalmente, acaba por atingir Xavier com um tiro na cabeça. Diante desse trágico desfecho**, Ciclope decide dissolver a equipe. 

Com o fim da saga "Complexo de Messias", iniciou-se uma nova fase para os X-Men, chamada "Divididos Lutaremos", que mostra como os membros da equipe, espalhados pelo mundo, passaram a viver nessa nova ordem mutante.

A trajetória da jovem Hope (ou Esperança), como a criança -- uma menina -- acabou por ser chamada, passou a ser mostrada na revista Cable, que recebeu seu terceiro volume após  "Complexo de Messias". A messias  voltou a entrar em foco na saga Guerra Messiânica, quando a nova X-Force foi mandada ao futuro para alertar Cable sobre o perigo representado por Bishop, o que os fez enfrentar outro antigo vilão: Conflyto. Este será assunto do próximo post.



________________________________________________________________________
*crossover, nos quadrinhos, é uma técnica de compartilhar uma história (ou saga) entre diferentes revistas, interligando-as, misturando-as, fazendo com que os personagens de uma interajam com personagens de outra(s).
** "Complexo de Messias" teve ainda outras graves consequências, como o grave ferimento sofrido pelo jovem Julian Keller pelas garras da Lady Letal, quando os Novos X-Men, irritados por serem deixados por fora dos "assuntos sérios" pelos adultos, resolveram investigar secretamente os Purificadores e caíram nas mãos dos Carniceiros. Mais tarde, eles tiveram ainda que enfrentar o ataque de um Predador X, uma terrível criatura de aço orgânico que devorou vários alunos dos Instituto.

Imagens: Marvel Database

Nenhum comentário:

Postar um comentário