sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Filmes Para Ficar de Olho!

Alguns filmes que estão pra estrear ou que estrearam há pouco tempo nos EUA e que devem chegar por aqui em breve, no final deste ano e início do próximo, nos quais vale à pena ficar de olho:



MILLENNIUM - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
(The Girl With the Dragin Tattoo)

Do que se trata: versão americana do sucesso literário "Millennium", do escritor sueco Stieg Larsson (falecido em 2004, pouco antes do lançamento do primeiro livro). Trama policial em que uma racker gótica (e bissexual!) se junta a um experiente jornalista, recém-condenado por difamação, na busca por uma garota desaparecida há quarenta anos. No decorrer das investigações, eles descobrem uma série de crimes de ódio envolvendo mulherers, além do que surge um relacionamento entre os dois. A série literária, composta por 3 livros, já foi adaptada pelo cinema sueco, e a primeira parte da trilogia pode ser encontrada disponível em dvd e blu-ray aqui no Brasil.

Poster:

Motivos para ficar de olho:

1º) Lisbeth Salander
2º) David Fincher (diretor)
3º) Livro de Stieg Larsson




J. EDGAR
(J. Edgar)

Do que se trata: Biografia do ex-diretor do FBI, J. Edgar Hoover (interpretado no filme por Leonardo DiCaprio), focando em temas polêmcos de sua carreira e vida pessoal. Vai dar o que falar!

Poster:
Motivos para ficar de olho:

1º) FBI
2º) Clint Eastwood (diretor)
3º) Oscar




O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS
(Tinker, Tailor, Soldier, Spy)

Do que se trata: Filme de espionagem baseado no livro de John Le Carre e que se passa durante o período da Guerra Fria. Traz Gary Oldman (o comissório Gordon da franquia do Batman de Nolan) como o agente do Serviço Secreto Britânico, George Smiley, maior criação de Le Carre.

Poster:

Motivos para ficar de olho:

1º) Espionagem/ Guerra Fria
2º) John Le Carre
3º) Oscar




HAYWIRE

Do que se trata: thriller de Steven Soderbergh no qual a lutadora de MMA Gina Carano vive uma  agente secreta, Mallory Kane, que viaja pelo mundo executando missões que chefes de Estados e governantes fingem não estar cientes.O Elenco conta ainda com Ewan McGregor (O Escritor Fantasma), Michael Fassbender (o Magneto, de X-Men: First Class) e Channing Tatum (de G.I Joe e Querido John).

Poster:

Motivos para ficar de olho:
1º)
  

2º) Steven Soderbergh (diretor)



MARGIN CALL - O DIA ANTES DO FIM
(Margin Call)

Do que se trata: Investidores de Wall Street tentando salvar a própria pele durante a crise econômica de 2008. Grande Elenco: Kevin Spacey, Jeremy Irons, Paul Bettanny, Zachary Quinto, Stanley Tucci e Demi Moore.

Poster:

Motivo para ficar de olho:

1º) Crítica nacional: "Sensacional"

 

 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Livro: A Alternativa do Diabo, de Frederick Forsyth

Já tive a oportunidade antes de falar sobre Frederick Forsyth e de algumas de suas obras. Estive recentemente lendo mais um de seus livros, que encontrei em uma edição bem antiga numa biblioteca aqui da minha cidade: A Alternativa do Diabo (Tradução de A. B. Pinheiro de Lemos. Superselles Record. 438 páginas) . Este é o sexto livro do autor que leio, sendo que foi o quinto que o ele escreveu. Pra não se tornar repetitivo, basta dizer que o livro serve para ratificar tudo que já disse sobre este autor. Mais uma vez, Forsyth acerta a mão, trazendo uma trama fictícia, mas absolutamente factível, com um ritmo narrativo intenso, ótimos personagens (tando reais como fictícios) e um final surpreendente. Para aguçar o desejo de futuros leitores, aí vaí uma pequena sinopse da história:

Escrito em 1979, e publicado em 1980, A Alternativa do Diabo (The Devil's Alternative) se passa no ano de 1982 (isso mesmo, dois anos no futuro!). Neste ano, devido a um erro dos cientistas-burocratas, os soviéticos veem-se diante de  uma crise iminente após o fracasso da colheita de trigo, o que leva a uma rebelião interna no Kremlin. Num clima de confronto e cooperação, os soviéticos trabalham com os americanos num difícil balé diplomático para chegar a uma solução para o problema. Ao mesmo tempo, um grupo de rebeldes pro-libertação da Ucrânia, começam a desenvolver secretamente um ousado plano para libertar seu país da opressão Russa.

O Presidente russo, Max Rudin, aceita a proposta norte-americana de assinatura do acordo SALT, um tratado de limitações das armas nucleares em troca da venda, por parte dos EUA, de seu excendente de 55 milhões de toneladas de cereais. Porém, a posição do Presidente Rudin não é pacícifica. Ele enfrenta uma concorrência dentro do próprio Politburo, liderada pelo teórico do partido, Yefrem Vishnayev. Apoiado pelo Ministro da Defesa e Comandante do Exército Vermelho, o Marechal Kerensky, Vishnayev defende a Guerra como única solução viável para a crise enfrentada pela União Soviética. Rudin consegue vencer a facção de Vishnayev, mas por uma pequena diferença.

A situação torna-se insustentável, quando o chefe do KGB, Yuri Ivanenko, é assassinado por revoltosos ucranianos numa rua de Kiev. A divulgação da morte de Ivanenko poderia gerar tremenda desconfiança na população a ponto de levar à queda de Rudin e à ascenção de Vishnayev ao poder, o que resultaria numa nova guerra. Rudin determina que a morte de Ivanenko seja mantida em segredo do restante do mundo até que seus assassinos sejam descobertos e mortos. Ele ainda não sabe que os assassinos são os dois terroristas judeus que se encontram presos numa penitenciária em Berlim Ocidental, após fugirem da Ucrânia sequestrando um avião de passageiros russo e matando, acidentalmente, o piloto.

A tensão fica quase insuportável com o sequestro do superpetroleiro Freya, o maior navio já construído. Os sequestradores exigem a libertação dos dois prisioneiros na Alemanha e seu envio até Israel, com garantia de salvo-conduto. Caso suas exigência não sejam atendidas, ameaçam explodir o navio, com seu comandante, tripulação e a carga de 1 milhão de toneladas de petróleo por todo o Mar do Norte. 

O Presidente dos Estados Unidos vê-se então diante de um terrível dilema, sem opção. Governantes de diversos países e seus ministérios, agências de serviços secretos, meios de comunicação, navegação, forças armadas - todos começam a se mobilizar para chegar a uma solução para o impasse que, em qualquer uma de suas alternativas, representa consequências catastróficas.

Concluindo, e parafraseando um importante jornal americano, "quando se trata de espionagem e intriga internacional, Frederick Forsyth é o Cara!".

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

X-Men Brasil

Mesmo para o público menos assíduo das HQs de X-Men, não deve ser novidade o fato de que a equipe passou por sérias mudanças lá nos EUA. Isso por causa de um evento chamado "Cisão" ou "Cisma" (no original, "Schism"). Esse evento foi publicado numa minissérie em 5 partes e dividiu os X-Men em duas ideologias, uma liderada por Ciclope e outra por Wolverine. Após essa separação, a equipe e as revistas entraram numa nova fase, chamada "Regênese".



Isso gera uma certa ansiedade pra que essa nova fase chegue logo aqui. Mas, a menos que haja uma mudança na "política" de publicações de X-Men aqui (ou que você prefira baixar os scans disponíveis por aí), ainda vai demorar um bom tempo para vermos essa fase aqui no Brasil. E Muita coisa ainda vai rolar até lá. Pois não, vejamos:


Segundo Advento, o maior evento mutante lançado no país este ano, chegou ao fim alguns meses atrás. Logo após seu final, a Panini emplacou o arco "Maldição dos Mutantes", que lá nos Estados Unidos saiu nas seis primeiras edições do novo título, X-Men.

Quando Segundo Advento terminou de ser publicada lá fora, em Setembro de 2010 (na edição X-Men: Second Coming #02), as revistas Uncanny X-Men e X-Men: Legacy, que são tradicionalmente publicadas por aqui no mix da revista X-Men da Panini, estavam, respectivamente, nas edições 525 e 237. Naquele mesmo mês, começou a ser publicada a nova revista dos mutantes, com o título de X-Men (apenas). Em suas seis primeiras edições (de setembro de 2010 a fevereiro de 2011), essa nova revista trouxe a saga "Maldição de Mutantes", que também chegou ao fim por aqui, em novembro.

Agora, para termos uma noção do que estará saindo por aqui nas próximas edições da revista X-Men, da Panini, devemos dar uma olhada no que foi publicado lá fora, nos meses posteriores a setembro de 2010, nas revistas Uncanny X-Men, X-Men: Legacy e X-Men. É disso que trata esta postagem:

No título principal dos mutantes, Uncanny X-Men, começa, a partir da edição 526 (setembro, 2010), uma história de 04 partes (compreendendo as edições Uncanny X-Men #526-529) chamada "As Cinco Luzes" (The Five Lights, no original), que dá sequência ao gancho deixado em Uncanny X-Men: The Heroic Age, a one-shot já publicada aqui em X-Men #117. Este arco tem roteiro de Matt Fraction e desenhos de Whilce Portacio (embora o capista seja o Terry Dodson).


Ao término dessa história, surgiu, lá nos EUA, um novo título mutante: a revista Generation Hope (ou Geração Esperança), referindo-se os cinco mutantes que surgiram após o término de Segundo Advento, cuja procura foi objeto da história As Cinco Luzes. Lançada em novembro de 2010 e publicada originalmente em janeiro de 2011, Generation Hope #01 dá início a uma história de 4 Partes chamada "The Future is a Four-Letter Word", escrita por Kieron Gillen e desenhada por Salvador Espin e Scott Koblish. Essa revista provavelmente será publicada, aqui no Brasil, na revista X-Men Extra.


Enquanto isso, Uncanny X-Men, a partir da edição 530 (janeiro, 2011), entra numa arco chamado "Quarentena" (Quarentine, no original) que se estende até a edição 534, com roteiro de Matt Fraction e desenhos de Grerg Land.


No título X-Men Legacy (que é como se chama atualmente o título "X-Men" lançado em 1991), Mike Carey escreve e Clay Mann (que manda bem pacas!) ilustra a história "Colisão" (Collision), que vai da edição 238 à 241. As capas ficaram a cargo de Leinil Francis Yu (também muito bom).




A seguir, a Legacy traz as histórias "Fables of Reconstruction", nas edições 242 e 243, com desenhos de Paul Davidson e, na edição 244, "None So Blind", desenhada por Harvey Tolibao. 



Na edição 245 (abril, 2010), a revista entra na crossover "Age of X" (Era do X), mesclando suas histórias com as do título New Mutants e com outros especiais. São 5 edições da revista dedicada a esse evento: as três primeiras trazem os capítulos 1, 3 e 5 da saga principal, e as duas últimas uma história chamada "Aftermath", ainda ligada à Era do X.



Após o término de Maldição de Mutantes, X-Men entra num novo arco de histórias: "Para Servir e Proteger", englobando as edições 07 a 10.



Após o término de "Quarentena", em maio de 2011, Uncanny X-Men teve 3 edições publicadas no mês de junho lá fora: a edição 534.1 traz uma história sem título, ao passo que as edições 535 e 536, trazem as duas primeiras partes de uma história que continuou nos nas edições 537 e 538: "Breaking Point"



A edição 339 traz uma história de parte única, chamada "Losing Hope" (Perdendo a Esperança ou Perdendo Esperança - provavelmente um trocadilho com o nome da messias mutante).  


Na edição seguinte (340), a revista entra no mega-evento "Fear Itself" (O Próprio Medo), que se estende por todo o universo Marvel, mantendo-se assim por quatro edições.




A edição 544, marca o fim do título, numa história chamada "Uncanny", pois, com o evento "Cisão" (Schism, no original), a numeração da revista volta a ser 01. Sem falar que, com a equipe dividida, surge um novo título: Wolverine e os X-Men.

Depois dessa edição, a numeração de "Uncanny X-Men" volta a contar a partir de #01.


Saindo de Era do X, X-Men Legacy emplaca, da edição 250 à 253, a história "Legiões Perdidas" (Lost Legions), em que parece ser dado destaque ao filho de Xavier, David Haller, o Legião. Depois, é a vez de "Cinco Milhas ao Sul do Universo" (Five Miles South of the Universe), que vai da edição 254 à 258, a última com previsão para ser publicada em janeiro de 2012, lá fora, sendo que nesse mesmo mês a revista entra na fase "Regênese", a partir da edição 259.
Lost Legions
"Five Miles South of the Universe"

Na edição nº 11, X-Men traz uma história ainda ligada ao arco "Maldição dos Mutantes", "Blood Hunt".

X-Men #11


A edição X-Men Giant Size #01 dá início a uma nova história, "First to Past", que continua em X-Men #12, 13, 14 e 15. Da edição 16 a 19, a revista traz a história, "Traição no Triângulo das Bermudas" (Betrayal in Bermuda Triangle) e, a partir, da edição 20, já entra na onda de "Regênese".

X-Men Giant Size #01
First to Past
X-Men #19
Betrayal in Bermuda Triangle



Pare resumir tudo, elaborei a seguinte tabela (a qual poderiamos dar o título de "Aquilo que ainda veremos antes de Cisão e Regênese chegarem aqui"):



Abra a imagem em outra aba/janela para ampliá-la