quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

X-Men Brasil

Mesmo para o público menos assíduo das HQs de X-Men, não deve ser novidade o fato de que a equipe passou por sérias mudanças lá nos EUA. Isso por causa de um evento chamado "Cisão" ou "Cisma" (no original, "Schism"). Esse evento foi publicado numa minissérie em 5 partes e dividiu os X-Men em duas ideologias, uma liderada por Ciclope e outra por Wolverine. Após essa separação, a equipe e as revistas entraram numa nova fase, chamada "Regênese".



Isso gera uma certa ansiedade pra que essa nova fase chegue logo aqui. Mas, a menos que haja uma mudança na "política" de publicações de X-Men aqui (ou que você prefira baixar os scans disponíveis por aí), ainda vai demorar um bom tempo para vermos essa fase aqui no Brasil. E Muita coisa ainda vai rolar até lá. Pois não, vejamos:


Segundo Advento, o maior evento mutante lançado no país este ano, chegou ao fim alguns meses atrás. Logo após seu final, a Panini emplacou o arco "Maldição dos Mutantes", que lá nos Estados Unidos saiu nas seis primeiras edições do novo título, X-Men.

Quando Segundo Advento terminou de ser publicada lá fora, em Setembro de 2010 (na edição X-Men: Second Coming #02), as revistas Uncanny X-Men e X-Men: Legacy, que são tradicionalmente publicadas por aqui no mix da revista X-Men da Panini, estavam, respectivamente, nas edições 525 e 237. Naquele mesmo mês, começou a ser publicada a nova revista dos mutantes, com o título de X-Men (apenas). Em suas seis primeiras edições (de setembro de 2010 a fevereiro de 2011), essa nova revista trouxe a saga "Maldição de Mutantes", que também chegou ao fim por aqui, em novembro.

Agora, para termos uma noção do que estará saindo por aqui nas próximas edições da revista X-Men, da Panini, devemos dar uma olhada no que foi publicado lá fora, nos meses posteriores a setembro de 2010, nas revistas Uncanny X-Men, X-Men: Legacy e X-Men. É disso que trata esta postagem:

No título principal dos mutantes, Uncanny X-Men, começa, a partir da edição 526 (setembro, 2010), uma história de 04 partes (compreendendo as edições Uncanny X-Men #526-529) chamada "As Cinco Luzes" (The Five Lights, no original), que dá sequência ao gancho deixado em Uncanny X-Men: The Heroic Age, a one-shot já publicada aqui em X-Men #117. Este arco tem roteiro de Matt Fraction e desenhos de Whilce Portacio (embora o capista seja o Terry Dodson).


Ao término dessa história, surgiu, lá nos EUA, um novo título mutante: a revista Generation Hope (ou Geração Esperança), referindo-se os cinco mutantes que surgiram após o término de Segundo Advento, cuja procura foi objeto da história As Cinco Luzes. Lançada em novembro de 2010 e publicada originalmente em janeiro de 2011, Generation Hope #01 dá início a uma história de 4 Partes chamada "The Future is a Four-Letter Word", escrita por Kieron Gillen e desenhada por Salvador Espin e Scott Koblish. Essa revista provavelmente será publicada, aqui no Brasil, na revista X-Men Extra.


Enquanto isso, Uncanny X-Men, a partir da edição 530 (janeiro, 2011), entra numa arco chamado "Quarentena" (Quarentine, no original) que se estende até a edição 534, com roteiro de Matt Fraction e desenhos de Grerg Land.


No título X-Men Legacy (que é como se chama atualmente o título "X-Men" lançado em 1991), Mike Carey escreve e Clay Mann (que manda bem pacas!) ilustra a história "Colisão" (Collision), que vai da edição 238 à 241. As capas ficaram a cargo de Leinil Francis Yu (também muito bom).




A seguir, a Legacy traz as histórias "Fables of Reconstruction", nas edições 242 e 243, com desenhos de Paul Davidson e, na edição 244, "None So Blind", desenhada por Harvey Tolibao. 



Na edição 245 (abril, 2010), a revista entra na crossover "Age of X" (Era do X), mesclando suas histórias com as do título New Mutants e com outros especiais. São 5 edições da revista dedicada a esse evento: as três primeiras trazem os capítulos 1, 3 e 5 da saga principal, e as duas últimas uma história chamada "Aftermath", ainda ligada à Era do X.



Após o término de Maldição de Mutantes, X-Men entra num novo arco de histórias: "Para Servir e Proteger", englobando as edições 07 a 10.



Após o término de "Quarentena", em maio de 2011, Uncanny X-Men teve 3 edições publicadas no mês de junho lá fora: a edição 534.1 traz uma história sem título, ao passo que as edições 535 e 536, trazem as duas primeiras partes de uma história que continuou nos nas edições 537 e 538: "Breaking Point"



A edição 339 traz uma história de parte única, chamada "Losing Hope" (Perdendo a Esperança ou Perdendo Esperança - provavelmente um trocadilho com o nome da messias mutante).  


Na edição seguinte (340), a revista entra no mega-evento "Fear Itself" (O Próprio Medo), que se estende por todo o universo Marvel, mantendo-se assim por quatro edições.




A edição 544, marca o fim do título, numa história chamada "Uncanny", pois, com o evento "Cisão" (Schism, no original), a numeração da revista volta a ser 01. Sem falar que, com a equipe dividida, surge um novo título: Wolverine e os X-Men.

Depois dessa edição, a numeração de "Uncanny X-Men" volta a contar a partir de #01.


Saindo de Era do X, X-Men Legacy emplaca, da edição 250 à 253, a história "Legiões Perdidas" (Lost Legions), em que parece ser dado destaque ao filho de Xavier, David Haller, o Legião. Depois, é a vez de "Cinco Milhas ao Sul do Universo" (Five Miles South of the Universe), que vai da edição 254 à 258, a última com previsão para ser publicada em janeiro de 2012, lá fora, sendo que nesse mesmo mês a revista entra na fase "Regênese", a partir da edição 259.
Lost Legions
"Five Miles South of the Universe"

Na edição nº 11, X-Men traz uma história ainda ligada ao arco "Maldição dos Mutantes", "Blood Hunt".

X-Men #11


A edição X-Men Giant Size #01 dá início a uma nova história, "First to Past", que continua em X-Men #12, 13, 14 e 15. Da edição 16 a 19, a revista traz a história, "Traição no Triângulo das Bermudas" (Betrayal in Bermuda Triangle) e, a partir, da edição 20, já entra na onda de "Regênese".

X-Men Giant Size #01
First to Past
X-Men #19
Betrayal in Bermuda Triangle



Pare resumir tudo, elaborei a seguinte tabela (a qual poderiamos dar o título de "Aquilo que ainda veremos antes de Cisão e Regênese chegarem aqui"):



Abra a imagem em outra aba/janela para ampliá-la


Nenhum comentário:

Postar um comentário