terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quadrinhos: Sérgio Bonelli morre aos 79 anos

O editor e quadrinhista italiano Sérgio Bonelli morreu nesta segunda-feira, 26 de setmbro de 2011, aos 79 anos.  Ele era o diretor da Sergio Bonelli Editore, a principal editora de quadrinhos italianos, responsável pela publicação de títulos como Tex, Zagor, Dylan Dog e Julia - Aventuras de uma Criminóloga, dentre vários outros. 







Os principais títulos da editora são publicados aqui no Brasil pela editora Mythos. O TexBR é maior portal brasileiro com informações sobre esses materiais.

Criado pelo pai de Sérgio Bonelli, Gian Luigi Bonelli, o cowboy Tex Willer tem suas aventuras publicadas desde 1948.
Com as feições de Audrey Hepburn e criada em 1998, por Giancarlo Berardi, a criminóloga Julia Kendall usa suas habilidades para ajudar a polícia de Garden City a desvendar os mais diversos crimes.
O detetive sobrenatural surgiu em 1986 e, recentemente, ganhou uma adaptação para o cinema com Brandon Routh (Superman: O Retorno) no papel principal.
Criado em 1961 e conhecido como "o Espírito da machadinha", Zagor dedica sua vida à defesa da ordem e da paz na fictícia floresta de Darkwood.

Aqui, no site Action & Comics, você vê mais informações sobre a carreira e a morte deste ícone dos quadrinhos italianos e (por que não dizer?) um dos maiores dos quadrinhos de todo o mundo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Filme na TV: Matadores de Aluguel

O Super Tela, da Rede Record, exibe hoje o filme "Matadores de Aluguel", um policial de 2005 com Helen Mirren e Cuba Gooding Jr. Certo que faz tempo que o Cuba Gooding Jr. não faz um filme que preste, mas a presença da Helen Mirren traz um contraste, no mínimo, curioso. O filme é dirigido pelo Lee Daniels, que concorreu ao Oscar ano passado, pelo filme Preciosa - Uma História de Esperança. Se não começasse tão tarde, eu até estaria cogitando de assistir!


Clique na imagem para ver a ficha do filme no Cineplayers

Quadrinhos: Liga da Justiça/Sociedade da Justiça - "Vítimas da Escuridão"


Como já expliquei em momentos anteriores, o reboot da DC (uma editora que eu não curto muito) anunciada para começar este mês de setembro nos EUA, me incentivou a dar uma olhada no material que está saindo, aqui no Brasil, atualmente. Resolvi focar na Liga da Justiça (pois é justamente do reboot de Liga da Justiça que vem a maior atração dessa Nova DC - Jim Lee), e eis o primeiro resultado dessa minha "excursão" (ou deveria dizer "incursão"?) pelo Universo DC. A Liga passou recentemente por uma arco de histórias chamadas "Vítimas da Escuridão".

O arco "Vítimas da Escuridão" (The Dark Things), que faz parte do evento "O Dia Mais Claro", se estende por três edições de Liga da Justiça (Justice League of America #46, 47 e 48) e 2 edições de Sociedade da Justiça (Justice Society of America #41 e 42), ficando o roteiro e os desenhos totalmente a cargo da dupla James Robinson e Mark Bagley, responsáveis atualmente por Justice League of America.



No Brasil, a saga saiu em Liga da Justiça nº 103, nº 104 e nº 105 (junho-agosto/2011) da Panini. As edições 44 e 45 de Liga da Justiça da América, publicada nas duas edições anteriores da revista da Panini, porém, funcionam como prólogo para a história.



Na edição de Justice League of America #44 (no Brasil, Liga da Justiça nº 101), a Liga da Justiça - Dick Grayson [Batman], Donna Troy, Congorilla e Starman - eatão treinando no satélite da equipe, quando é surpreendida pelo impoacto de um bólido esmeralda que se dirige para aTerra. Perseguindo o objeto, o grupo chega à Alemanha e se depara com o demônio Etrigan lutando contra soldados de Elite. A muito custo, os justiceiros dominam o demônio e o fazem reverter à sua forma humana (Jason Blood). Em seguida, descobrem que o objeto que caiu trata-se de um meteoro e em seu interior encontra-se Jeannie-Lynn Hayden, a Jade.

Enquanto isso, na antiga base da LJA em Happy Harbor, agora ocupada pela Sociedade da Justiça, algo está acontecendo com Alan Scott, o veterano Lanterna Verde e pai de Jade. Porém, eis que aparece o misterioso Sebastian Fausto, que diz ter explicações para o estado de Scott.


Como fica claro em Justice League of America #45 (aqui, em Liga da Justiça nº 102), a volta de Jade à Terra provocou estranhas reações em seu pai Alan Scott, seu irmão Manto Negro e em diversos  outros super-seres ao redor do Globo. Informada por Sebastian Fausto do motivo do estado de Alan Scott, a Sociedade da Justiça vai ao encontro de Jade, na Alemanha, onde já se encontra a nova Liga da Justiça. Aproximando-se do local, eles são atacados pela Poderosa. Com a ajuda da Supergirl e Jade, a Liga consegue detê-la. No entanto, a ameaça principal vem de Scott, dominado pelo poder do Coração Estelar (o meteoro no qual Jade estava confinada) e determinado a causar o fim do mundo. E assim, começa O Dia Mais Claro!



Em Justice League of America #46 e Justice Society of America #41*, cada vez mais meta-humanos se descontrolam sob a influência do Coração Estelar. Tanto a LJA quanto a SJA tentam evitar que esses seres superpoderosos firam inocentes. Entretanto, até pessoas normais começam a desenvolver habilidades fora do comum e agir insanamente, pois a pedra esmeralda passou a afetar os humanos com potencial para desenvolver poderes meta-humanos. Dick (Batman) envia o alienígena Starman até a base do Lanterna Verde Alan Scott na lua, para espioná-lo (usando Miss Marte como elo telepático). Porém, o herói é subjugado e tem arrancada do peito a pedra que lhe confere seus dons.
Enquanto isso, Joel Ciclone (Flash), Sebastian Fausto e Pantera vão até Opal City, à casa do ex-vilão Sombra, a fim de descobrir o paradeiro de Manto Negro, por meio do Poder Sombrio que os dois têm em comum, Porém, lé eles são atacados por Manto Negro e Senhor Destino (também afetado pelo Coração Estelar), capturados e levados à presença de Alan Scott na lua.



Em Justice League of America #47 Justice Society of America #42**, enquanto, ao redor do mundo, deiversos heróis confrontam meta-humanos descontrolados pelo poder do Coração Estelar, integrantes da LJA e da SJA (com a ajuda do Senhor Milagre, Shilo Norman), invadem a cidadela criada por Alan Scott na lua. Em meio a batalha que se segue, Jade e Manto Negro fundem-se numa única entidade, ambos sob a influência da Pedra Esmeralda. De repente, o Lanterna Verde Kyle Ryner surge no local, informando que tem a missão de deter o Lanterna da SJA (Alan Scott) a qualquer custo.


Em Justice League of America #48***, prossegue a batalha entre a LJA e a SJA e os construtos de Alan Scott. O anel de Kyle Rayner começa a enfraquecer devido a proximidade com o Coração Estelar. Porém, os heróis têm um grande reforço a caminho: receosas de que fossem afetadas pelo Coração Estelar, a Poderosa e a Supergirl haviam ficado na Terra. Contudo, o Sr. Incrível descobre uma maneira de barrar a influência da pedra esmeralda, o que permite às duas kriptonianas irem à Lua ajudar seus amigos.

Na Lua, o Senhor Destino, libertado do controle da pedra esmeralda, lança um encantamento que desfaz a fusão entre Manto Negro e Jade, que, por sua vez, se transforma na Lanterna Branca. Ela usa seus novos poderes para drenar energia do Coração Estelar, o que, além de garantir o restabelecimento das energias do Lanterna Kyle Rayner, também diminui a influência sobre Alan Scott, permitindo-o reassumir o controle da própria mente, pondo, assim, um desfecho ao confronto.

De volta à Terra, Dick pede a Jessy (Jesse Quicky) - que se mostrara incansável durante a luta - que se junte à Liga.

Abaixo, as cinco capas do arco conjugadas, discriminado os principais protagonistas:




___________________________________
* em Liga da Justiça nº 103 (Panini)
** em Liga da Justiça nº 104 (Panini)
*** em Liga da Justiça nº 105 (Panini)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quadrinhos: Quem é quem na LJA e na SJA

Prosseguindo com as postagens sobre "Quem é quem no universo DC", mais duas imagens reunindo os grupos da Liga da Justiça e da Sociedade da Justiça:

Imagem retirada da edição"JLA/JSA: Virtue and Vice"
Imagem retirada da edição "JSA: Our Worlds at War #01"
Para ampliar, clique na imagem com o botão auxilar do mouse e selecione a opção "abrir em nova aba".

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Filme na TV: "Achados e Perdidos" - Super Cine (Globo)

O Super Cine da Rede Globo exibe neste sábado, 17 de setembro, à partir das 23h25, o filme "Achados e Perdidos". Trata-se de um policial nacional baseado no livro do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza. O filme, que tem direção do veterano José Joffily (Dois Perdidos Numa Noite Suja), é estrelado por Antônio Fagundes, Zezé Polessa e Juliana Knust. Você pode ver a ficha do filme aqui. Para conhecer o livro em que o filme é baseado clique aqui.


Faz um tempo que eu queria ver este filme, então espero assistir!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quadrinhos: Liga da Justiça - Quem é quem?, Nova DC e Jim Lee

Não gosto dos quadrinhos da DC Comics. Porém o anúncio da reformulação do Universo DC por Jim Lee (na verdade, foi mais o nome do Jim Lee, do que a reformulação em si) me instigou a dar uma olhada no que está sendo publicado por aqui da DC, em especial da Liga da Justiça, a fim de, quando essa reformulação chegar, eu poder estar mais ou menos "por dentro".

Então, peguei algumas edições da LJA para ler e vi o quanto a trarefa seria árdua: o Universo DC é abarrotado de personagens: só entre os mocinhos são super-seres meta-humanos, místicos, elementais, alienígenas... enfim, é tão grande a variedade de nomes e sobrenomes, que acaba gerando confusão para o leitor não acostumado.

Por isso, resolvi elaborar o esquema abaixo e disponibilizar aqui no blog, caso alguém tenha a mesma dificuldade que eu. Claro que esta imagem não chega nem perto de encerrar todos os personagens, mas é uma boa amostra. A imagem foi retirada da edição "JLA: The Rise of the Arsenal #02" (pubicada aqui na revista Liga da Justiça nº 102 da Panini) e para identificar os personagens, contei com a ajuda dos site Guia dos Quadrinhos e DC Database.

Clique na imagem para ampliar

Anexo I

Para quem não sabe, Jim Lee, atual chefe-editorial da DC Comics, é um desenhista coreano, que começou desenhando a Tropa Alfa, para a Marvel, mas que fez nome com os X-Men. Ele é o responsável pela reformulação do estilo dos personagens mutantes ocorrida no fim da década de 80 e início dos anos 90. Essa reformulação, além de ter alanvacado as vendas dos quadrinhos dos mutantes -- culminando com a venda recorde de 8 milhões de exemplares da primeira edição da segunda série X-Men, de setembro de 1991 --, foi também a base para a famosa série animada da década de 90, que serve como marco de referência para muitos fãs dos personagens (inclusive para mim).

Agora, à frente da DC Comics, Jim Lee realiza uma reformulação total no Universo DC, que acarretará o lançamento de 52 novas séries a partir da edição 1. Essa reformulação, começa este mês nos EUA.

Anexo II 

Como já disse, não gosto da linha DC em quadrinhos. Mas há duas exceções: dois personagens pelos quais eu tenho certo fascínio. São eles:

Batman -- o mais sombrio, complexo e "humano" personagem do Universo DC;

E Poderosa -- e se você leu este meu outro post, o motivo será mais do que óbvio pra você...rsrsrs






quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quadrinhos: Nova série dos X-Men estréia em Setembro no Brasil

Há mais ou menos um ano, eu anunciei aqui no blog a publicação da terceira série em quadrinhos dos X-Men, nos quadrinhos dos EUA. E, neste mês de setembro, essa série fará sua estréia por aqui, mais precisamente na edição 117 da revista mensal X-Men da Panini.


Como foi explicado naquela ocasião, está série dá início a saga dos vampiros contra mutantes, evento desencadeado com a edição especial de X-Men: Curse of the Mutants Saga #1 (que deverá vir publicada também no mix).

Só para esclarecer, está é a terceira série em quadrinhos do grupo mutante. A série original, iniciada em 1963, passou a se chamar oficialmente Uncanny X-Men em 1981, e, aqui no Brasil, foi publicada até o momento até a edição nº 525 (X-Men Extra #115, julho/2011); a segunda, iniciada em 1991, chama-se atualmente X-Men: Legacy, que por aqui foi publicada até o nº 237 (X-Men #116, agosto/2011).

Importante lembrar que X-Men #117 da Panini representa o início de uma nova era para a equipe mutante, pois que a edição anterior trouxe a conclusão da saga Segundo Advento,  que fechou um ciclo iniciado na Dinastia M, passando pelas sagas Espécie em Extinção, Complexo de Messias e Guerra Messiânica, como já foi explicado aqui em postagens anteriores.

Em Segundo Advento, tivemos o retorno da messias mutante, Esperança Summers, ao presente e a investida final de Bastion, um ciborgue do futuro, contra os mutantes. Durante a batalha, Bastion isolou os X-Men do resto do mundo criando uma cúpula de energia sobre parte da cidade de São Francisco. No momento crítico do confronto, Esperança teve a primeira manifestação de seus poderes e derrotou o vilão. 

Mas o evento trouxe sérias consequências: a primeira foi que a X-Force, a facção secreta da equipe formada pelos x-men mais letais encarregada de eliminar inimigos dos mutantes, foi descoberta e Ciclope ficou com a imagem manchada aos olhos de vários membros do grupo, sobretudo Fera (que resolveu deixar a equipe) e Tempestade; outra foi que vários mutantes perderam a vida em batalha, incluindo Noturno e Cable, e outros ficaram gravemente feridos, como a mutante Karma, que perdeu uma perna, e Magia, que foi mandada para o limbo e teve de ser resgatada.

Mas -- talvez o mais importante de tudo --, ao final, o aparelho de detecção de mutantes, Cérebra, voltou a detectar o surgimento de vários novos genes x mutantes por todo o globo.

Para mais detalhes sobre tudo o que aconteceu durante essa saga, sugiro acompanherem os artigos do site Universo Marvel 616, seguindo os links que organizei a seguir:


E, por tudo isso, os X-Men entram agora em uma nova fase de sua história: mas nada de tranquilidade, pois encaram logo uma maldição, "uma maldição de sangue".

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Frases Antológicas de Filmes: Batman (1989)





"Esperem até eles terem um pouco de mim!"


__"Wait till they get a load of me!"


Coringa [Jack Nicholson]

A frase é parodiada pelo personagem Red Mist [Christopher Mintz-Plasse] no filme Kick Ass (2010)

Frases Antológicas de Filmes: Apocalypse Now (1979)



"Adoro o cheiro de napalm pela manhã. (...) Cheira a... VITÓRIA!"

__"I love the smell of napalm in the morning. (...) Smelled like... victory!"


Tenente-Coronel Bill Kilgore [Robert Duvall]

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Frases Marcantes de Filmes: X-Men - Primeira Classe (2011)


"A minha vida toda eu estive à mercê de homens que apenas seguiam ordens... Nunca mais!"

__"I've been at the mercy of men just following orders... never again!" 

Eric Lenhsherr/ Magneto [Michael Fassbender]