Como já expliquei em momentos anteriores, o reboot da DC (uma editora que eu não curto muito) anunciada para começar este mês de setembro nos EUA, me incentivou a dar uma olhada no material que está saindo, aqui no Brasil, atualmente. Resolvi focar na Liga da Justiça (pois é justamente do reboot de Liga da Justiça que vem a maior atração dessa Nova DC - Jim Lee), e eis o primeiro resultado dessa minha "excursão" (ou deveria dizer "incursão"?) pelo Universo DC. A Liga passou recentemente por uma arco de histórias chamadas "Vítimas da Escuridão".
O arco "Vítimas da Escuridão" (The Dark Things), que faz parte do evento "O Dia Mais Claro", se estende por três edições de Liga da Justiça (Justice League of America #46, 47 e 48) e 2 edições de Sociedade da Justiça (Justice Society of America #41 e 42), ficando o roteiro e os desenhos totalmente a cargo da dupla James Robinson e Mark Bagley, responsáveis atualmente por Justice League of America.
No Brasil, a saga saiu em Liga da Justiça nº 103, nº 104 e nº 105 (junho-agosto/2011) da Panini. As edições 44 e 45 de Liga da Justiça da América, publicada nas duas edições anteriores da revista da Panini, porém, funcionam como prólogo para a história.
Na edição de Justice League of America #44 (no Brasil, Liga da Justiça nº 101), a Liga da Justiça - Dick Grayson [Batman], Donna Troy, Congorilla e Starman - eatão treinando no satélite da equipe, quando é surpreendida pelo impoacto de um bólido esmeralda que se dirige para aTerra. Perseguindo o objeto, o grupo chega à Alemanha e se depara com o demônio Etrigan lutando contra soldados de Elite. A muito custo, os justiceiros dominam o demônio e o fazem reverter à sua forma humana (Jason Blood). Em seguida, descobrem que o objeto que caiu trata-se de um meteoro e em seu interior encontra-se Jeannie-Lynn Hayden, a Jade.
Enquanto isso, na antiga base da LJA em Happy Harbor, agora ocupada pela Sociedade da Justiça, algo está acontecendo com Alan Scott, o veterano Lanterna Verde e pai de Jade. Porém, eis que aparece o misterioso Sebastian Fausto, que diz ter explicações para o estado de Scott.
Como fica claro em Justice League of America #45 (aqui, em Liga da Justiça nº 102), a volta de Jade à Terra provocou estranhas reações em seu pai Alan Scott, seu irmão Manto Negro e em diversos outros super-seres ao redor do Globo. Informada por Sebastian Fausto do motivo do estado de Alan Scott, a Sociedade da Justiça vai ao encontro de Jade, na Alemanha, onde já se encontra a nova Liga da Justiça. Aproximando-se do local, eles são atacados pela Poderosa. Com a ajuda da Supergirl e Jade, a Liga consegue detê-la. No entanto, a ameaça principal vem de Scott, dominado pelo poder do Coração Estelar (o meteoro no qual Jade estava confinada) e determinado a causar o fim do mundo. E assim, começa O Dia Mais Claro!
Em Justice League of America #46 e Justice Society of America #41*, cada vez mais meta-humanos se descontrolam sob a influência do Coração Estelar. Tanto a LJA quanto a SJA tentam evitar que esses seres superpoderosos firam inocentes. Entretanto, até pessoas normais começam a desenvolver habilidades fora do comum e agir insanamente, pois a pedra esmeralda passou a afetar os humanos com potencial para desenvolver poderes meta-humanos. Dick (Batman) envia o alienígena Starman até a base do Lanterna Verde Alan Scott na lua, para espioná-lo (usando Miss Marte como elo telepático). Porém, o herói é subjugado e tem arrancada do peito a pedra que lhe confere seus dons.
Enquanto isso, Joel Ciclone (Flash), Sebastian Fausto e Pantera vão até Opal City, à casa do ex-vilão Sombra, a fim de descobrir o paradeiro de Manto Negro, por meio do Poder Sombrio que os dois têm em comum, Porém, lé eles são atacados por Manto Negro e Senhor Destino (também afetado pelo Coração Estelar), capturados e levados à presença de Alan Scott na lua.
Enquanto isso, Joel Ciclone (Flash), Sebastian Fausto e Pantera vão até Opal City, à casa do ex-vilão Sombra, a fim de descobrir o paradeiro de Manto Negro, por meio do Poder Sombrio que os dois têm em comum, Porém, lé eles são atacados por Manto Negro e Senhor Destino (também afetado pelo Coração Estelar), capturados e levados à presença de Alan Scott na lua.
Em Justice League of America #47 e Justice Society of America #42**, enquanto, ao redor do mundo, deiversos heróis confrontam meta-humanos descontrolados pelo poder do Coração Estelar, integrantes da LJA e da SJA (com a ajuda do Senhor Milagre, Shilo Norman), invadem a cidadela criada por Alan Scott na lua. Em meio a batalha que se segue, Jade e Manto Negro fundem-se numa única entidade, ambos sob a influência da Pedra Esmeralda. De repente, o Lanterna Verde Kyle Ryner surge no local, informando que tem a missão de deter o Lanterna da SJA (Alan Scott) a qualquer custo.
Em Justice League of America #48***, prossegue a batalha entre a LJA e a SJA e os construtos de Alan Scott. O anel de Kyle Rayner começa a enfraquecer devido a proximidade com o Coração Estelar. Porém, os heróis têm um grande reforço a caminho: receosas de que fossem afetadas pelo Coração Estelar, a Poderosa e a Supergirl haviam ficado na Terra. Contudo, o Sr. Incrível descobre uma maneira de barrar a influência da pedra esmeralda, o que permite às duas kriptonianas irem à Lua ajudar seus amigos.
Na Lua, o Senhor Destino, libertado do controle da pedra esmeralda, lança um encantamento que desfaz a fusão entre Manto Negro e Jade, que, por sua vez, se transforma na Lanterna Branca. Ela usa seus novos poderes para drenar energia do Coração Estelar, o que, além de garantir o restabelecimento das energias do Lanterna Kyle Rayner, também diminui a influência sobre Alan Scott, permitindo-o reassumir o controle da própria mente, pondo, assim, um desfecho ao confronto.
De volta à Terra, Dick pede a Jessy (Jesse Quicky) - que se mostrara incansável durante a luta - que se junte à Liga.
___________________________________
* em Liga da Justiça nº 103 (Panini)
** em Liga da Justiça nº 104 (Panini)
*** em Liga da Justiça nº 105 (Panini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário