Esta postagem está atrasada cerca de uma mês, mas eu tava atrasado na leitura de alguns materiais para postá-la antes. (A verdade é que eu só decidi postar agora!)
Pois bem, mas vamos ao que interessa: chegou ao fim um dos mais duradouros eventos dos quadrinhos da Casa das Idéias! Em outras palavras, A-C-A-B-O-U o Reinado Sombrio de Norman Osborn no Universo Marvel! E que história é essa de "Reinado Sombrio de Norman Osborn no Universo Marvel"? Quem começou a acompanhar as histórias dessa editora (publicadas no Brasil pela Panini) de um ano e meio pra cá deve ter ficado surpreso -- ou confuso -- com o contexto das histórias de personagens como Vingadores, Homem-Aranha, X-Men, entre outros. Razão disso: o Universo Marvel parecia estar de pernas pro ar! Os heróis convencionais eram perseguidos por forças federais do governo, os vilões haviam assumido o poder, Norman Osborn (outrora o arquiinimigo do Homem-Aranha, Duende Verde) era agora o queridinho da América, a SHIELD não existia mais, em seu lugar havia o MARTELO, uma força-tarefa de manutenção da ordem cuja direção foi entregue ao próprio Osborn, que, usando a tecnologia roubada de Tony Stark (o Homem de Ferro), assumiu a identidade de o Patriota de Ferro! Osborn também montou seu próprio grupo de Vingadores, os Vingadores Sombrios, que passou a ser o grupo oficial uma vez que os originais passaram a atuar na clandestinidade! Esse grupo oficial era composto por antigos vilões se passando por heróis: Venom se passava pelo Aranha; o Mercenário pelo Gavião Arqueiro; Daken (o filho de Wolverine) pelo próprio Wolverine; Rocha Lunar pela Miss Marvel e por aí vai... Além disso, Osborn conseguira trazer para o seu lado o Deus da Guerra, Ares, e o ex-Vingador Robert Reynolds, o poderosíssimo Sentinela! O Capitão América fora dado como morto! Tony Stark era caçado por todo o globo e, para proteger as informações que tinha em sua mente, se auto-infligiu um estado de coma vegetativo! Para entender como as coias chegararm a esse ponto, sugiro a leitura desse excelente artigo, que sintetiza bem os principais mega-eventos pelos quais passou o Universo Marvel na última década, e que culminaram no Reinado Sombrio!
No mês de Junho deste ano foi publicada a quarta edição da minissérie O Cerco, cujas ramificações foram mostradas nos demais títulos mensais (Novos Vingadores, Homem de Ferro & Thor, Reinado Sombrio, etc) publicadas até julho. Essa minissérie mostrou como Osborn, a fim de expulsar os asgardianos (o povo de Thor) da cidade de Oklahoma (para onde aqueles haviam "transferido" a sua cidade flutuante), forjou um acidente com milhares de vítimas envolvendo o asgardiano Volstagg, para em seguida realizar um ataque maciço com suas tropas e seus Vingadores à cidade dos deuses nórdicos. Osborn agiu sem autorização do Presidente, que viu a situação fugir do controle e deu por bem-vinda a intervenção dos velhos e bons super-heróis tidos agora como foras-da-lei. O Capitão América voltara a vida (em Capitão América: Renascimento - Os Novos Vingadores #79-83) bem a tempo de liderar os Vingadores no contra-ataque e Tony Stark recuperara a consciência (em Stark: A Queda - Homem de Ferro & Thor #09-12) e interveio no combate de forma decisiva. Com Osborn capturado, seus comparsas derrotados ou foragidos e os heróis voltando a receber o apoio da opinião pública, começa uma nova era no universo Marvel: A Era Heróica. Ou seja, Chega de perseguições aos super-heróis, chega de agentes do MARTELO, chega de Vingadores Sombrios, chega de Norman Osborn!
A Era Heróica já começou neste mês de Agosto nas principais revistas Marvel da Panini. Pra quem ainda não acompanha as histórias em quadrinhos da Marvel, mas tem vontade, esse parece-me um bom momento pra começar!
Fonte das imagens: Guia dos Quadrinhos, Marvel Comics Database
Nenhum comentário:
Postar um comentário