quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seriado: Justified


Justified é um seriado policial co-produzido pela FX Productions e Nemo Films e distribuído pela Sony Pictures Television. A série é baseada num conto de Elmore Leonard ("Fire in the hole", que dá nome ao episódio inicial da primeira temporada), um dos mais aclamados autores policiais da atualidade.

Timothy Olyphant interpreta Raylan Givens, um tira federal de Los Angeles com cara de durão e pinta de caubói. Após matar um capanga mafioso ele é tranferido para sua cidade natal, no Kentucky, onde passa a trabalhar como subdelegado, subordinado ao chefe de polícia Art Mullen (Nick Seary) e tendo como colegas os outros dois subdelegados, Rachel Brooks (Erica Tazel) e Tim Gutterson (Jacob Pitts). Lá, ele retoma o contato com antigos conhecidos e parentes, tais como Boyd Crowder (Walton Goggins), um criminoso com afiliações nazistas que é também antigo colega seu da época em que trabalhava na mineração de carvão; Ava Crowder (Joelle Carter), que, mesmo tendo acabado de ficar viúva -- após matar o próprio marido --, não faz nenhum esforço para esconder a queda que tem pelo policial; Winona Hawkins (Natalie Zea), ex-mulher de Givens e estenógrafa do Tribunal Federal de Lexington, e que agora vive com outro homem (que morre de medo de Raylan); Arlo Crowder, pai de Raylan, que volta e meia vai parar atrás das grades.

Justified rompe com a tendência atual dos seriados policiais -- estes focados ou na rigorosa observância da lei (dos quais são exemplos uma enorme gama de série jurídicas) ou em avançadas técnicas de investigação científica (a franquia CSI, por exemplo). Em Justified, esses elementos são substituídos pelo jogo de intimidação, pela artimanhas supralegais e, não raro, pelo emprego da força-bruta. Outra diferença está no duplo foco da narrativa: ao passo que a maioria dos atuais seriados do gênero foca apenas em um dos lados da história, aqui podemos acompanhar tanto as ações dos "mocinhos" como dos "bandidos". Em suma, trata-se de um seriado policial à moda antiga que lembra muito os filmes de faroeste.

A primeira temporada estreiou aqui em setembro de 2010 pelo canal Space. É composta de 13 episódios e já está disponível em dvd. A seguir, um sumário dos 5 primeiros episódios:


 Episódio 1 - "Fogo no buraco" (File in the Hole)

Raylan Givens deu um ultimato para o capanga mafioso Thomas Bucks: ele deveria deixar a cidade em 24 horas ou Raylan o mataria. Terminado o prazo, o criminoso não cumpriu o acordo... e, consequentemente, foi morto. Mas o bandido sacou a arma primeiro, então, para Raylan, seu ato foi justificado! 

Porém isso lhe custou uma transferência para o último lugar que ele desejaria: sua cidade natal, no Kentucky. Lá, ele logo se envolve num caso que tem como suspeito uma antigo amigo seu, do tempo em que trabalhava nas minas: Boyd Crowder. Ele é o suspeito de ter praticado um atentado contra uma Igreja de negros, disparando um lança-foguetes. Testemunhas dizem ter ouvido alguém gritar "Fogo no Buraco", instantes antes do atentado, a expressão que Boyd usava durante explosões no trabalho de mineração. Para complicar a situação, Raylan precisa proteger Ava, viúva e também executora do irmão de Boyd.

Episódio 2 - "Riverbrook"

Dois criminosos fogem da prisão. Raylan é encarregado da recaptura, mas um deles, Douglas Cooper, mostra-se mais ousado do que se esperava, rendendo Givens em um supermercado e levando suas armas e seu carro (bem como seu chapéu). O outro fugitivo logo é recapturado, mas a única pista para localizar Cooper pode vir de sua ex-mulher. Cooper havia roubado muito dinheiro antes de ser preso e escondido-o em um loteamento destinado a construções de casas. Agora, junto com sua ex e o novo namorado dela, ele pretende recuperar o dinheiro.

Episódio 3 - "A recompensa" (Fixer)

Raylan Givens conhece o informante local, Arnold Pinter, que lhe dá uma dica para a captura de um criminoso foragido por quem havia uma recompensa de 20 mil dólares. Porém, a tarefa de entregar a recompensa mostra-se mais difícil do que Raylan esperava. Pinter havia ordenado que um de seus coletores de dinheiro, Curtis Mims, desse uma lição num trapaceiro chamado Travis Travers. Mas Travis convenceu Mims a se voltar contra seu patrão e roubar o seu dinheiro...

Episódio 4 - "Dente por dente" (Long in the Tooth)

Depois que um homem tem dois dentes arrancados no estacionamento de um consultório dentário em Los Angeles, Raylan descobre a pista de Roland "Rollie" Pike, uma antigo contador da máfia que, cinco anos atrás, escapara de suas mãos. Enquanto Pike, acompanhado da namorada, tenta dar um jeito de sair do país rumo ao México, Raylan precisa descobrir o seu paradeiro antes que os assassinos a serviço da máfia o matem.

Episódio 5 - The Lord of War and Thunder

Há três dias Raylan e sua equipe está realizando vigilância na casa da ex-mulher de um acusado contra quem há um mandado de prisão. Porém, seu trabalho é interrompido quando ele recebe um telefonema de sua tia Helen comunicando da prisão de seu pai, Arlo Givens. Ele vai até o condado de Harlan a fim de pagar a fiança e descobre que o pai havia agredido seu inquilino, um tal Stan Perkins. Raylan logo descobre que Perkins está envolvido com venda de drogas e teme represálias para seus familiares. Mas ele também suspeita que, nessa história, ninguém é totalmente inocente. Dirigido por Jon Avnet.

O 5º episódio é o que tem a trama mais bem-engendrada até aqui. É nele também que Raylan finalmente cede às tentações de Ava (que desde o primeiro episódio não teve nenhuma reserva em se atirar nos seus braços). Nele também, a série confirma sua genuinidade: numa cena em que o personagem de Timothy Olyphant confronta o próprio pai fica patente a resolução de princípios que o personagem deixava antever já no primeiro episódio.

Em breve, mais sinopses dos demais episódios da primeira temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário