sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cinema: Estréias

ATRAÇÃO PERIGOSA

(The Town; Warner; 2010; Dir: Ben Affleck; Policial; 123 min)
Com Jeremy Renner (indicado ao Oscar por Guerra ao Terror), Ben Affleck, Rebecca Hall, Chris Cooper e Blake Lively. Embora Ben Affleck nunca tenha angariado muitos elogios da críticas como autor, tanto seu primeiro filme como diretor (o também policial Medo da Verdade) como este receberam críticas bem favoráveis.


AS MÚMIAS DO FARAÓ
(Les Aventures Extraordinaires d`Adèle Blanc-Sec; 2010; França; de Luc Besson; Aventura; 107 min; Imagem)



FEDERAL

(Federal; Brasil; 2009; Dir: Erik De Castro; Policial; 92 min; Europa Filmes)
Policial nacional com Selton Mello e participação do importado James Madsen (Cães de Aluguel e Kill Bill). Efeito Tropa de Elite. Com Tropa 2 ainda em cartaz, vamos ver como fica a disputa.


A SUPREMA FELICIDADE

Drama nacional dirigido por Arnaldo Jabor, com Marco Nanini, Dan Stulbach, Mariana Lima, Jayme Matarazzo, Elke Maravilha, João Miguel e Maria Flor.


GARFIELD 3D - UM SUPER HERÓI ANIMAL

O personagem criado por Jim Davis e que já ganhou duas versões cinematográficas com atores reais (uma em 2004 e aoutra em 2006), chega agora em animação 3D co-produzida por Estados Unidos e Coréia do Sul.


SENTIMENTO DE CULPA

Comédia/drama estadunidense com Rebecca Hall (que também está em Atração Perigosa), Catherine Keener (de Quero Ser John Malkovich), Amanda Peet (2012) e Oliver Platt (Frost/Nixon).

O SOL DO MEIO-DIA
Drama nacional que já estreiou em outras capitais, chega agora apenas no Rio de Janeiro.



Fonte: Omelete; Cineplayers; Interfilmes; Orient Cinemas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cinema: Estréias

INSTINTO DE VINGANÇA

(Tell Tale; 2009; EUA/UK; Dir: Michael Cuesta; Suspense/Ficção; 93 min)
 Suspense produzido por Riddley Scott, estrelado por Josh Lucas (Poseidon) e Brian Cox (X-Men 2) e baseado em conto de Edgar Allan Poe (1809-1849).


HOMENS EM FÚRIA

(Stone; 2010; Dir: John Curran; Drama/Suspense; 105 min)
 Robert De Niro, Edward Norton e Milla Jovovich numa trama de crime, sexo e traição.


ATIVIDADE PARANORMAL 2 

(Paranormal Activity 2; 2010; Dir: Tod Williams; Terror; 91 min)
Sequência de Atividade Paranormal (2007), filme que foi sensação nos cinemas em 2009.


PIRANHA 3D

(Piranha 3D; 2010; Dir: Alexandre Aja; Suspense/Terror; 88 min)
A julgar pelas críticas que vem recebendo, forte candidato a Bomba do ano.


O SOLTEIRÃO

(Solitary Man; 2009; Dir: Brian Koppelman e David Levien; Comédia/Drama; 90 min)
Com Michael Douglas, Susan Sarandon, Danny DeVito, Mary-Louise Parker (Dragão Vermelho) e Jesse Eisenberg (A Rede Social).


EU MATEI MINHA MÃE

Filme canadense que já estreiou em outras praias, chega agora apenas no Rio de Janeiro.



Fonte: Omelete; Cineplayers; Imdb; Orient Cinemas.

Divulgação: Carta Aberta da Atea a José Serra

Publicada no site da Atea, no dia 16 de Outubro de 2010.

"Prezado Serra,

"o uso de temas religiosos na campanha eleitoral tem causado preocupação em muitos setores da sociedade, e os ateus não são exceção. Em primeiro lugar, a religiosidade de quase todos os candidatos, inclusive o senhor, tem sido utilizada como troféu, pois é exibida ostensivamente, repetida, reafirmada em palavras, gestos e até em material de campanha. É perfeitamente legítimo identificar-se com posições de um ou outro grupo de eleitores: constitui a própria essência do jogo eleitoral. Mas a posição religiosa de cada um é subjetiva, carregada de emotividade e metafísica, e frequentemente descolada da ortodoxia do grupo. As pesquisas deixam claro, por exemplo, que existe um exército de católicos recorrendo a contracepção, aborto e divórcio.

"Se adesão religiosa não é sinal de concordância doutrinária, ela nada nos diz sobre conteúdo programático, e portanto não tem lugar nas campanhas eleitorais. A exibição de fé dos candidatos ajuda o clientelismo político-religioso e constitui, na melhor das hipóteses, um apelo à emoção do eleitor, vazio de conteúdo. Na pior, é uma exploração da religiosidade popular com fins pessoais e eleitoreiros, que apela e reforça o que há de pior na população: o preconceito contra ateus.  

"Assim como a orientação sexual, o posicionamento religioso do candidato é matéria íntima que em nada influi na capacidade de liderar, governar ou legislar. Explorar eleitoralmente esse dado, seja qual for, é concordar com a posição de que é lícito discriminar cidadãos com base nesse critério, o que é não apenas imoral e antidemocrático como inconstitucional. 

"Serra, sua campanha está utilizando a frase "Jesus é a verdade e a justiça". É claro que seu direito de opinião é livre. Mas de que maneira essa crença o qualifica como candidato, ou como governante? De que maneira, em uma democracia laica, ela pode influenciar a escolha de voto? Em cada três pessoas vivas hoje, duas não concordam com essa frase. O único efeito que uma tática desse tipo pode ter é o de angariar votos completamente desvinculados de propostas de campanha, o que já é ruim, e às custas da perda de eleitores de todas as posições não cristãs, o que é péssimo.

"Lembre-se, Serra, que em um Estado laico o poder e as verdades não emanam de qualquer religião ou ideia religiosa, mas de conceitos abertos ao debate. Como governante, devemos esperar que procure a verdade através da fé e da religião, ao invés do debate e das evidências científicas? Sua busca por justiça será entremeada pela busca por Jesus? Em caso afirmativo, confirma-se a ideia de que voltaremos a uma teocracia. Em caso negativo, trata-se de estelionato eleitoral.

"(...)"


Leia na íntegra clicando aqui.


A Atea é Associação Brasileira de Ateus e Agnóstico, uma entidade sem fins lucrativos que objetiva congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, bem como e combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos, entre outros. Para mais informações, visite o site www.atea.org.br.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Retrospectiva: Setembro - Títulos Mutantes Publicados Aqui e Fora

No Brasil:

X-Men #105

Contém as edições:
















X-Men Extra #105

Contém as edições:


 








Wolverine #70

Contém as edições:
Dark Wolverine #77 (Out/2009) 

















Nos Estados Unidos:

X-MEN

Uncanny X-Men #526
X-Men Legacy #238
X-Men #1

Estas são as séries regulares. Uncanny X-Men #526 inicia uma nova etapa da equipe, após a conclusão da saga Second Coming. X-men #1 marca a estréia da nova série X-Men, que traz o conflito entre mutantes e vampiros.


X-Men: Second Coming #2
X-Men Hellound #3

X-Men: Second Coming #2 traz o desfecho da saga Second Coming.


X-Men Forever 2 #3
X-Men Forever 2 #4
Uncanny X-Men: The Heroic Age #1





WOLVERINE


Dark Wolverine #88
Wolverine Origins #50
Wolverine: Weapon X #15

Wolverine Origins #50 marca o final da série iniciada em 2006 e que visava revisitar o passado de Logan. O título Dark Wolverine também será encerrado em breve, assim como Wolverine: Weapon X. A partir de então, todos os títulos relacionados à Wolverine ganham edições número 1.

World War Hulks: Wolverine & Captain America #1
World War Hulks: Wolverine & Captain America #2

World War Hulks: Wolverine & Captain America  é uma minissérie em duas edições.



X-FORCE

X-Force #28
X-Force: Sex and Violence #1

X-Force #28 marca o fim do título, que deu lugar a Uncanny X-Force. X-Force: Sex and Violence é a minissérie estrelada por Logan e Dominó, com a arte violenta de Gabriele Dell'Otto.



X-FACTOR
X-Factor #207
X-Factor Forever #5



DEADPOOL

Deadpool Corps #4
Deadpool #25
Deadpool Team-Up #891



Deadpool: Merc With a Mouth #13
X-Men Origins:Deadpool #1



OUTROS

New Mutants #15
X-Campus #2

X-Men: Phoenix Force Handbook #1
X-Women #1
X-Women é a edição especial desenhada pelo cultuado Milo Monara, conhecido por seus desenhos de personagens eróticas.



Fontes: Marvel Database; Guia dos Quadrinhos; Panini Comics.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quadrinhos: X-Men #106

Lançada este mês, desde o dia 08, a edição nº 106 da revista X-Men da Panini.




Descrição (da editora)

O tempestuoso e decisivo confronto entre os X-Men Sombrios, os Vingadores Sombrios e todos os mutantes no antigo Asteroide M, reerguido do fundo do mar para se tornar um novo refúgio para todos os Homo superior restantes no planeta. E Emma Frost finalmente revela a Scott Summers os motivos que a levaram a fazer parte da Cabala de Norman Osborn enquanto o líder dos X-Men também conta seus próprios segredos. 

Esta edição reúne histórias publicadas originalmente em Dark Avengers/ Uncanny X-Men: Exodus #1, Dark X-Men: The Beginning #1 e Dark X-Men: The Confession #1.



Informações técnicas
Revista mensal, formato americano, 76 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional.

Na TV: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - Inédito

Tela Quente exibe hoje, a partir das 21h25 (22h25 pelo horário de verão), o filme Indiana Jones e o Reino da caveira de Cristal.

Hoje - Globo, 21h25

Steven Spielberg ressuscita o personagem do arqueólogo aventureiro que deu fama a Harrison Ford. Neste filme, de 2008 (quase 20 anos desde A Última Cruzada, terceiro filme da série), o sessentão volta ao papel principal. O filme traz de volta também a amada de Indy do primeiro filme, interpretada por Karen Allen (para quem o tempo foi bem generoso). As novidades são: o inevitável Shia Labeouf - como o jovem impetuoso que acabará se revelando o seu filho - e Cate Blanchett no papel de uma vilã russa. O artefato cuja busca dá ensejo à aventura é a Caveira de Cristal de Akator, que está de alguma forma relacionada à visita de seres extraterrestres a nosso planeta. Se você ainda não viu, confira! Se já viu, aproveite o horário de verão e reveja!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cinema: Estréias

Poucas estréias e o único destaque vai para o relançamento de Avatar, de James Cameron

AVATAR: EDIÇÃO ESPECIAL

O filme de James Cameron retorna aos cinemas com oito minutos de cenas inéditas.


JUNTOS PELO ACASO

Comédia com Catherine Heigl e Josh Duhamel (Transformers).


COMO ESQUECER

Drama nacional com a gatíssima Ana Paula Arósio vivendo uma professora universitária em crise após o rompimento de um romance... lésbico -- Opa! Direção: Malu Di Martino. Com Natália Lage e Murilo Rosa. 97 min.




CONTOS DA ERA DOURADA (2009)

Seis curtas-metragens relembram com humor agridoce os últimos anos do regime comunista na Romênia.


CILDO (2008)

Documentário nacional que já estreou em outar praias e agora chega apenas no Rio de Janeiro.







Fonte: Omelete; Cineplayers; Interfilmes; Orient Cinemas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fotos: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Nova Lisbeth Salander

O blog do adorocinema publicou no dia 11, fotos da nova Lisbeth Salander. Para quem ainda não sabe, Salander é uma das personagens dos livros da série Millennium, um trilogia policial e de suspense escrita pelo autor sueco Stieg Larsson. Os três livros já foram adaptados no país de origem, sendo que o primeiro estreou por aqui em junho (chama-se Os Homens que Não Amavam as Mulheres, e também já saiu em dvd) e o segundo (A Menina que Brincava com Fogo) está previsto para dezembro. Na versão sueca, Lisbeth Salander foi interpretada (de forma magistral, segundo a crítica) pela atriz Noomi Rapace, também daquele país.

Os direitos do livro foram comprados por Hollywood, e a versão americana terá direção (louvados sejam os deuses do bom senso!) de David Fincher. A nova Lisbeth Salander é interpretada pela desconhecida Rooney Mara, com quem David Fincher trabalhou em seu filme mais recente, A Rede Social.

Confira abaixo as fotos da nova Lisbeth Salander e uma da original.







Noomi Rapace como Lisbeth Salander

Atrizes como Natalie Portman, Ellen Page, Carey Mulligan, entre outras, tinham sido cotadas para o papel. A escolha por uma desconhecida não me desagrada completamente. Talvez seja até melhor assim.

Quanto ao filme e à série em si, minhas expectativas são grandes. Eu adbiquei de ler os livros quando soube que e versão cinematográfica já estava pronta, mas até hoje ainda  não consegui ver Os Homens que Não Amavam as Mulheres. A despeito disto, sempre considerei uma versão americana desnecessária. Mas a escolha por David Fincher caiu como uma luva, então...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Crítica: Tropa de Elite 2

Filme promete e cumpre


Se Tropa de Elite mostrava traficantes como células cancerígenas que precisavam ser elimadas e viciados como financiadores do tráfico, Tropa de Elite 2, que estréia hoje no país, mostra as milícias como máfias que vieram ocupar o lugar dos traficantes e políticos corruptos como membros e beneficiários desse verdadeiro crime organizado. O foco do filme continua sendo a corrupção, mas agora seu alvo é bem mais amplo. O filme dispara acusações para todos os lados, e ninguém sai ileso: de políticos e policiais corruptos a defensores dos direitos humanos.


Nascimento (Wagner Moura) começa o filme como coronel do B.O.P.E., mas por punição é promovido a Subsecretário de Inteligência.








Tropa de Elite 2 começa mostrando Nascimento (Wagner Moura) sendo pego em uma embosca armada - supõe-se, mas não se sabe ainda por quem nem os motivos, ou mesmo se ele vai escapar - por alguém que quer vê-lo fora do caminho, fato que se torna mais rotineiro nos noticiários a cada dia. Mas o filme deixa a sequência desse cena para o final, e volta no tempo para mostrar como se deu a saída do oficial Mathias (André Ramiro) do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE. 


Fraga (Irandhir Santos), professor de história, defensor dos Direitos Humanos e, posteriromente, Deputado Estadual
A bela Maria Ribeiro volta no papel de Rosane, só que agora ela vive na companhia de Fraga, crítico da postura de Nascimento


Tudo começou com uma rebelião de presos em Bangu 1, a primeira prisão de segurança máxima do Brasil, quando o traficante preso Beirada (Seu Jorge), contando com a ajuda de agentes carcerários, consegue fazer outros presos de reféns. O BOPE é chamado e também um defensor dos direitos humanos, Fraga (Irandhir Santos), que terá um importante papel na trama. Depois que o conflito parece superado, o traficante é abatido. O defensor dos Direitos Humanos vai à imprensa e faz um escarcéu. Resultado: Mathias é exonerado e tem que voltar ao batalhão de pms corruptos de que saira, e Nascimento é afastado do BOPE. Mas como ele mesmo diz, ao invés de "cair pra baixo, ele cai pra cima". Acontece que a opinião pública o tacha de herói, e seus superiores hierárquicos não veem outra solução a não ser promovê-lo. Ele agora passa a ser Subsecretário de Inteligência, passando a ter acesso a câmeras de vigilância e escutas telefônicas.


Embora o campo de batalha em Tropa 2 seja outro, também há incursões do BOPE nas favelas


Devido à sua atuação, o efetivo do BOPE é aumentado e o combate ao narcotráfico, incentivado. Nascimento espera com isso desestabilizar o esquema de corrupção que envolve os traficantes e os policiais. Mas as coisas não saem bem assim. Com os lucros advindos da venda de drogas minguando, os policiais percebem que os bandidos tem outras fontes de renda, representadas pelo abastecimento das comunidades em que operam, com o forneceimento de água, luz, gás, tv a cabo, etc. E então resolvem assumir o controle desse negócio.


André Ramiro como Mathias, que é expulso e depois volta à Tropa, embora a um alto preço 


Logo, as milícias assumem o controle da maioria dos bairros e suas atividades servem para financiar e promover a campanha de homens inescrupulosos, que vêm nessas comunidades grandes estoques de votos. São eles: pms corruptos, como Russo (Sandro Rocha); o apresentador de programa policial Fortunato (um personagem tipicamente nacional, interpretado de forma caricatural - mas nem por isso, menos fiel - por André Mattos); o secretário de segurança Guaraci; e o próprio governador do Rio de Janeiro.


O filme aborda também a tumultuosa relação de Nascimento com seu filho adolescente


A trama toma um rumo crítico quando as milícias resolvem tomar o último bairro ainda sobre o controle dos traficantes, a comunidade de Tanque. Para isso, precisam expulsar os traficantes - o que significa matá-los. Mas para tanto precisam de uma justicativa. Numa operação, apropriadamente chamada por Nascimento de "Operação Iraque", os "corruptos" forjam o roubo de armas de uma delegacia de polícia e, sob o pretexto de reavê-las, o BOPE sobe o morro mais uma vez. E a carnifina é feita.


Tainá Müller como a repórter que descobre a verdade sobre a "Operação Iraque"
Acontece que uma repórter descobre a verdade e procura o agora Deputado Fraga (o cara dos DH). Fraga - a essa altura o espectador já sabe - vive com Rosane (a belíssima Maria Ribeiro), ex-esposa de Nascimento e com quem este tem um filho, o qual conta 16 anos. Esse fato (de sua ex-esposa viver com o sujeitinho que sempre criticou sua postura no BOPE) é motivo de irritação e inquietação para Nascimento, e quando os milicos descobrem que o Deputado sabe a verdade sobre a operação no Tanque, seus temores se tornam realidade: sua família é lançada no meio da guerra!


Vendo as pessoas mais próximas se tornarem vítimas do monstro que ele mesmo ajudou a criar, Nascimento não vê outra alternativa a não ser ir à guerra. E a cena em que ele espanca o ex-secretário de segurança e então Deputado Guaraci, apesar de toda a violência que contém, é uma das mais prazerosas dos últimos anos.


Embora trate-se de uma obra de ficção, com um roteiro robusto, bem amarrado e mais denso que o anterior, o filme consegue traçar um panorama bem amplo do crime e da corrupção no Brasil; conseguindo, de sobra, criar situações de muita tensão, mesmo sem tirar o pé da realidade (por falar em realidade, o final é ainda um tanto utópico para as condições atuais, infelizmente) e não cometendo a besteira de copiar os clichês de filmes americanos. Assim é Tropa de Elite 2, um filme que veio para dar o que falar e que, pelo visto, conseguiu de novo.






Imagens: Orient Cinemas