quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DVD: Lunar

Lunar (Moon; 2009; Reino Unido; Sony; 97 min)
Lançado aqui em maio, diretamente em dvd, o filme Lunar foi altamente recomendado pela crítica.

Eu hesitei: o drama de um astronauta, vivendo sozinho em uma estação espacial, que passa a sofrer de paranóia devido à solidão? O astronauta em questão, interpretado por Sam Rockwell, um jovem ator que é mais elogiado a cada filme mas com quem eu não vou com a cara? Minha decisão: vou tomar nota e talvez um dia - quando estiver no estado de espírito certo - eu assista. E esse dia chegou. E quem dera tivesse chegado antes!


Pois o filme é mesmo muito bom! Antes de mais nada trata-se de uma ficção científica. E daquela das boas, inteligentes, instigantes. Num futuro próximo, as industrias Lunar é a empresa responsável pelo fornecimento de energia da Terra, a qual é obtida através da mineração do solo no lado escuro da Lua. Sam Rockwell é Sam Bell, o único responsável pela operação das máquinas que fazem esse serviço, ao lado do computador Gerty (com voz de Kevin Spacey), sua única "companhia" na base. Ele está prester a concluir o contarto de três anos que tem com a empresa, e anseia pela volta ao lar, para rever esposa e filha. Mas antes que isso se realize, ele fará uma descoberta pertubadora, que irá fazê-lo questionar sua própria sanidade. Revelar mais da trama, seria mitigar o tremendo potencial deste filme de instigar o espectador.

O filme tem distribuição da Sony Pictures Classics e é escrito e dirigido pelo estreante Duncan Jones (os extras do dvd trazem seu curta "Whistle", de 2002, que também vale a pena conferir). A produção, apesar de modesta, é muito bem realizada e a fotografia, sobretudo das imagens externas, é excelente. Sam Rockwell é o único ator em tela a maior parte do tempo, e quanto à sua atuação... Bem, a crítica estava absolutamente certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário